PROJETOS
|
||||||||||||||||||
EDUCAÇÃO & LITERATURA JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
|
E.M. “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA” SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e
II MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: ESTUDOS REFLEXIVOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA
Projeto para apreciação e aprovação do Setor Pedagógico da Escola
Josué Geraldo Botura do Carmo Professor Facilitador Santa Luzia, fev.2002 Tema: A Informática Aplicada à Educação Delimitação do tema: Reflexão sobre a questão das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, e Socialização de Conhecimentos em Informática.
Justificativa: Este projeto deverá ser desenvolvido tendo em vista a necessidade de se discutir à luz de autores que vivenciam a informática aplicada à educação nos dias de hoje, para que tenhamos condições de juntos traçarmos uma linha de trabalho voltada à informática em nossa Escola (para se discutir as regras do jogo, precisamos conhecer o jogo), e para que os professores tenham um espaço reservado dentro da Escola para socializarem entre si seus conhecimentos em informática. Entende-se aqui por professores todo o corpo docente e administrativo da Escola. Objetivos: 1. Estimular a discussão entre os professores da Escola sobre a Implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; 2. Estimular o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos professores desta Escola; 3. Promover a socialização de conhecimentos em informática entre os professores desta Escola; 4. Incentivar os professores a desenvolverem projetos com seus alunos na sala de informática; e 5. incentivar os professores ao uso da informática no preparo de seus materiais didáticos e desenvolvimento de aulas na sala de informática. Métodos e técnicas usados para se alcançar os objetivos: Leitura para reflexão e discussão de textos disponíveis na Internet no site http://www.educacaoliteratura.com.br, em pasta própria na sala dos professores e na sala de informática (impresso ou em disquetes) ou outros textos sugeridos pelo grupo, manutenção de um contato com os professores através do e-mail josué.consualtoria@terra.com.br, preparo de material didático e de aulas com os professores na sala de informática com os recursos da sala, elaboração de projetos com os professores para serem desenvolvidos com seus alunos usando os recursos da sala de informática; manutenção de um informativo na Internet, e em todas as dependências da escola. Cronograma: Reuniões mensais com os professores do 1º, 2º e 3º turno da Escola com duração mínima de duas horas, cada reunião. 1ª reunião 27 de março – apresentação do projeto aprovado pelo setor pedagógico da Escola, informes, e reflexão sobre o último capítulo do livro Trabalho e capital monopolista de Braverman: “Nota final sobre qualificação”, que nos servirá de base para toda a discussão e questionamentos sobre a implantação das novas tecnologias na educação. TEXTO: QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA. 2ª reunião 26 de abril – informes, reflexões: trabalharemos com os conceitos de “interação” e “interatividade” através de um texto de Marco Silva, sociólogo e mestre em educação. Conceitos estes indispensáveis para se trabalhar com as novas tecnologias na educação. E refletiremos sobre a sedução das novas tecnologias da comunicação à luz de José Manuel Moran, professor de novas tecnologias da Universidade de São Paulo (USP), um dos pilares da informática aplicada à educação no Brasil. TEXTOS: INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE e A SEDUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. 3ª reunião 29 de maio – informes, reflexões: Rafael de Almeida Moraes e Henderson Silva nos ajudarão a refletir sobre como as novas tecnologias na educação poderão contribuir para o processo democrático. Por intermédio de Nelson Pretto refletiremos sobre a questão da estrutura física e humana necessárias para a implantação da informática na educação e ainda a questão das políticas públicas. Eliane Schlemmer Grings e Débora Laurino Maçada nos ajudarão também na reflexão sobre a informática aplicada à educação. Avaliação das reuniões realizadas até o presente momento. TEXTOS: AS NOVAS TECNOLOGIAS E A DEMOCRACIA: UMA PEQUENA REFLEXÃO, IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: ESTRUTURA FÍSICA, HUMANA E POLÍTICAS PÚBLICAS, e A INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO. 4ª reunião 28 de junho – informes, reflexões: aqui refletiremos sobre as novas tecnologias e o trabalho docente nos baseando em textos de Carmenísia Jacobina Aires Gomes, Sérgio Garrido Moraes, Delba Guarani Lemos, Eliane Schlemmer Grings, Débora Laurindo Maçada, Francine Bica, Rosa Viccari, Ricardo Silveira e Waldomiro Loyolla. Hernández e Ventura, mais os PCNs nos auxiliarão na reflexão sobre trabalhos com projetos. TEXTOS: REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE, e PROJETOS: UMA ALTERNATIVA PARA ORGANIZAR O CONHECIMENTO ESCOLAR? 5ª reunião 12 de julho – informes, reflexões: Diniz e Neitzel nos ajudarão na reflexão sobre a linguagem do hipertexto, nos campos da informação e da literatura, respectivamente. TEXTOS: O HIPERTEXTO: A LINGUAGEM DA INFORMÁTICA, e A LINGUAGEM DO HIPERTEXTO. 6ª reunião 30 de agosto – informes, reflexões: José Manuel Moran, com sua vasta experiência em trabalhar com novas tecnologias na educação vai nos fazer refletir sobre uma visão inovadora da educação, segundo suas experiências. E Sérgio Guarrido Moraes nos auxiliará nas reflexões sobre o uso da Internet como apoio para cursos presenciais. Avaliação das reuniões realizadas até o presente momento. TEXTOS: AS NOVAS TECNOLOGIAS E UMA VISÃO INOVADORA DA EDUCAÇÃO, e O USO DA INTERNET COMO APOIO PARA OS CURSOS PRESENCIAIS. 7ª reunião 27 de setembro – informes, reflexões sobre o uso da Internet na educação com base em texto de Markus J. Weininger. TEXTO: O USO DA INTERNET PARA FINS EDUCATIVOS. 8ª reunião 25 de outubro – informe, reflexões: Magnoni & Valente nos ajudarão a continuar nossas reflexões sobre a Internet na Educação. TEXTOS: A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO, e PEDAGOGIA DOS MULTIMEIOS. 9ª reunião 29 de novembro – Síntese das Reuniões e avaliação final dos trabalhos. Material necessário para o desenvolvimento do projeto: computadores, papel A-4, tinta para impressão de material, disquetes. Avaliação: Será realizada pelo grupo a cada três reuniões, sendo que a última reunião ficará reservada para uma síntese geral dos trabalhos e avaliação final dos mesmos. |