JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO |
ESPAÇO CONSTRUCIONISTA Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Dez.2003 |
|||||||||||||||||
|
O computador em rede vai possibilitar a participação de várias pessoas no processo comunicativo, com interatividade. Esse espaço colaborativo é que vai propiciar o processo de aprendizagem, através da construção social do conhecimento, onde todos compartilham o que sabem, valorizando dessa forma o universo do conhecimento prévio, as experiências pessoais, as linguagens, as estratégias e as culturas de cada um, respeitando as diversidades e as diferenças, os estilos e os ritmos de aprendizagem de cada um, suas histórias pessoais e trajetórias sociais, sem hierarquias. Partindo do pressuposto de que o processo de construção e produção do conhecimento é social, esse espaço coletivo vai propiciar o encontro com os argumentos dos outros e a construção do conhecimento. Aprenderemos de forma natural a formulação, compreensão e aplicação de conceitos, estimulando a capacidade de análise e síntese, desenvolvendo capacidades de tomar decisões, com flexibilidade e criatividade. Nesse ambiente a linguagem oral, a linguagem escrita e a linguagem cibernética[2] se encontram em prol da construção do conhecimento. Na linguagem cibernética, que é a linguagem do hipertexto, temos possíveis caminhos de navegação entre múltiplos textos de diferentes estilos e diferentes opiniões sobre um mesmo assunto. A escrita nessa modalidade é vista como um processo de construção dinâmico, como o da fala, estimulando o pensamento telegráfico, maleável, não linear e cooperativo, que vai diminuir a distância entre o autor e o leitor: a essa participação é que chamamos de interatividade. As novas tecnologias
da informação e da comunicação rompem com as barreiras do tempo e do
espaço, possibilitando a comunicação à distância e em tempo real de
múltiplos sujeitos geograficamente dispersos, permitindo a implementação
de formas novas e mais complexas de interação social. Somos ao mesmo tempo
receptores e emissores, produtores e consumidores de mensagens.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRAGA, Denise. DE SORDI, Mara. DIAS, Maria Helena Pereira. LIESENBERG, Hans. PINO, Angel. PINO, Ivany. Bases preliminares para um ambiente colaborativo de aprendizagem. Acessado em 22.12.03
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO-MEC NTE-MG2
[2]
Linguagem do hipertexto que incorpora textos escritos e orais e
diferentes recursos audio-visuais: fotografia, som e vídeo. |