EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO |
A LINGUAGEM DA PÓS-MODERNIDADE Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Novembro/2004 |
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“a vida será mais bem vivida se não tiver um sentido único, mas muitos sentidos diferentes. (...) precisamos de uma história que nos eduque para a descontinuidade de um modo como nunca se fez antes; pois a descontinuidade, a ruptura e o caos são o nosso destino." Hayden White[2] A linguagem pós-moderna é uma experiência contemporânea a qual estamos vivendo e nos adaptando a ela que por sua vez se molda a nós. Essa revolução está acontecendo nas Ciências, na Literatura e na Arquitetura, etc. É uma linguagem rica em variáveis e possibilidades diante da diversidade cultural global, que descobrimos e estamos vivendo neste momento. É uma avalanche de estilos que se apresentam de formas diferentes, sem totalitarismos e conseqüentemente sem hierarquias. Essa linguagem é um misto de arte, ciência e tecnologia. O técnico e o simbólico se encontram. A princípio essa linguagem assusta e por isso leva um tempo para que esse novo código seja aceito, mas pouco a pouco vai incorporando-se à “gramática”. É uma linguagem simplificada, pelo costume de se acumular cada vez mais informações, uma linguagem cada vez mais multimídia e transdisciplinar. Libertos dos modelos disciplinares da verdade, descobrimos que a solução dos problemas não se encontram nas experiências anteriores, e isso exige criatividade. Sabemos hoje que a linguagem está no centro dos acontecimentos e que ela tem poder para conduzir os rumos da história, pois é ela que determina a identidade, a política e a sociedade. Daí a preocupação dos colonizadores em destruir a arquitetura e a língua dos colonizados. Hoje já somos capazes de valorizar a história de cada história que cada um conta. E essa história é contada de forma diferente por cada “historiador”, e todas elas têm seu cunho de verdade. O que importa portanto é saber analisar de que prisma aquele “historiador” observou aquela história. O que marca esse momento é a revolução da microetrônica, a revolução científico-tecnológica, um mundo cada vez mais imprevisível, irressistível e incompreensível[3] pela velocidade com que avança. E nada se pode prever[4]. A revolução da pós-modernidade acontece devido a transformação das condições técnicas e sociais de comunicação dando chance a todos os grupos de falarem por si mesmo com sua própria voz, fazendo vir à tona os espaços incomensuráveis justapostos e superpostos uns aos outros. Desconstruindo a crença em uma totalidade unitária de mundo, com valores eternos e imutáveis, questionando o método como caminho seguro, a racionalidade, as certezas e as verdades universais. Saussure[5] (1974, p. 15) vai dizer que não é o objeto que precede o ponto de vista e sim o ponto de vista que cria o objeto. Então podemos afirmar que a linguagem é que constrói a realidade. Fabricamos uma realidade e acreditamos vê-la com nossos olhos. “Somos o resultado dos discursos que nos constroem”. (FOUCAULT, 1995)[6]. A linguagem que usamos pra ler o mundo determina, em grande parte, a forma como pensamos e agimos, pois não existe uma realidade fora da linguagem e dos signos, estes são constitutivos da realidade. As novas tecnologias da informação e da comunicação nos oferecem um sistema aberto e dinâmico, que se inserem conflituosamente nos processos culturais, e que se tornam dispositivos pelos quais percebemos o mundo, é um caminho repleto de bifurcações que poderão nos conduzir à emancipação, em prol do bem-estar da humanidade. Pelo menos é o que esperamos. A linguagem da pós-modernidade é uma linguagem interdisciplinar em que os aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e tecnológicos entrelaçam-se através de informações, imagens, poder, ideologias, saberes e competências. Com o volume de informações somos obrigados a desenvolver habilidades de interpretação e questionamentos e isso nos faz desenvolver a capacidade de construir conhecimentos a partir dessas informações. Estabelecemos vínculos de confluência entre essas informações, articulando os saberes fragmentados. A interdisciplinaridade rompe com as fronteiras, tendo por base a mutabilidade, flexibilidade, o não linear e o respeito pelas diferenças, pois o processo de globalização, impulsionado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação ao interligar o mundo confronta-se com diferentes ideologias, culturas e conceitos. As novas tecnologias da informação e da comunicação derrubam as barreiras espaciais aproximando as distâncias e tornando o mundo menor a alta velocidade, alterando a nossa representação de mundo, pondo-nos em contato com outros costumes e outras maneiras de ver o mundo.
Segundo SIQUEIRA (2004), este momento atual está gerando profundas transformações nos modelos de se produzir conhecimento através da globalização, das redes de trabalho, das relações universidade-sociedade, das novas tecnologias da informação e da comunicação que afetam a ciência em seu compromisso com o progresso da sociedade e também no âmbito de sua essência, tornando-a mais aberta, dinâmica, questionadora e não mais dona da verdade, deixando de ser determinista e de trabalhar com enunciados rígidos. A flexibilidade vai permitir que o conhecimento de um dado fenômeno abranja uma multiplicidade de enunciados, inclusive incompatíveis entre si, que proporciona a geração de novas idéias impulsionando o processo criativo. Essa desdogmatização da ciência faz com que a reflexidade se torne algo comum tanto nas ciências sociais como nas ciência naturais
“Em seus
aspectos produtivos, além de reflexiva, a ciência pós-moderna é
interdisciplinar, não porque seja contrária à especialização (como
erroneamente muitos entendem), mas sim porque respeita outros
questionamentos e outras culturas, dialogando com todas as formas de
conhecimento”. (SIQUEIRA 2004)
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BORGES[8],
Maria Soledade Gomes. Pós-modernismo: buscas, perspectivas,
inquietações... <http://www.uniube.br/institucional/proreitoria/propep/mestrado/educacao/revista/vol02/05/pos.htm> Acessado em 10 de novembro de 2004 BRAGANÇA JÚNIOR[9], Álvaro Alfredo. Medievalidade ponte da Filologia para a Pós-Modernidade: Linguagem e poder – uma introdução. <http://www.filologia.org.br/viisenefil/05.htm> Acessado em 6 de novembro de 2004 CARVALHO[10], Layo Fernando Barros de. Estética publicitária & linguagem cinematográfica: uma análise imagética e pós-moderna de Cidade de Deus. Número 12 – 2003. <http://www.uff.br/mestcii/layo1.htm> Acessado em 6 de novembro de 2004 HARVEY, David. Passagem da
modernidade à pós-modernidade: Condição Pós-moderna Acessado em 6 de novembro de 2004 LIMA[11], Marco Antunes de. Pós-modernidade e teoria da história. Revista Virtual de História. <http://www.klepsidra.net/klepsidra16/posmodernismo.htm> Acessado em 6 de novembro de 2004 RAJAGOPALAN, Kanavillil. Pós-modernidade e a tradução como subversão[12]. Jornal Novo Milênio: Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa. <http://www.novomilenio.inf.br/idioma/19980911.htm> Acessado em 6 de novembro de 2004 RIBEIRO[13], Ormezinda Maria. A Arquitetura da realidade: espaço e criação, linguagem e gênesis. Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 02 - Outubro de 2004 <http://www.revista.art.br/trabalhos/06.htm> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Ciência pós-moderna. Jornal "A Razão", 22.04.2004 <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/cienciapos-moderna.html> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Formação interdisciplinar: exigência sóciopolítica para um mundo em rede[14]. <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/mundorede.html> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Globalização e autonomia: limites e possibilidades[15]. <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/globoautonomia.html> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA[16],
Holgonsi Soares Gonçalves. PEREIRA[17],
Maria Arleth) A Interdisciplinaridade como
superação da fragmentação[18]. Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Multiculturalismo: tolerância ou respeito pelo Outro? Jornal "A Razão" . 26.06.2003 <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/multicultura.html> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Pós-modernidade: a questão da incerteza. Jornal "A Razão" 18.11.1999. <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/incerteza.html> Acessado em 10 de novembro de 2004 SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Pós-modernidade e exclusão. Jornal "A Razão" em 30.05.2002. <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/pos-modernidade.html> Acessado em 10 de novembro de 2004. SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves.
PEREIRA, Maria Arleth. O sentido da autonomia no
processo de globalização[19]. Acessado em 10 de novembro de 2004. SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Visões sobre as novas tecnologias. Jornal "A Razão" 02.08.2001. <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/tecnologia.html> Acessado em 10 de novembro de 2004. TOURINHO[20], Berenice Costa. Erudição excepcional em Foucault. <http://www.unir.br/~primeira/artigo12.html> Acessado em 10 de novembro de 2004.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO-MEC - NTE-MG2 [2] WHITE, Hayden. The burden of History, History and Theory. 1966, p.56. [3] SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. [4] Quando a força do trovão ressoa nos céus/É sinal de que uma nova vida desperta./Imbuída neste estágio precoce/Das leis naturais do universo,/Faz com que o momento seguinte seja inesperado/Tudo pode acontecer. Poema inspirado no I Ching Hexagrama 25 Reinício. Josué Geraldo Botura do Carmo – http://planeta.terra.com.br/educacao/josue/index 132.htm [5] SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral, São Paulo, Cultrix, 1974. [6] FOUCAULT. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
[7]
Mulheres, homossexuais e lésbicas, negros e minorias étnicas,
ambientalistas, estudantes, etc., todos têm procurado resistir à
cultura dominante. [9] (UFRJ) [10] Layo Fernando Barros de Carvalho é graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Publicitário e Professor de Comunicação Visual na Faculdade de Artes Visuais (UFG). layobarros@hotmail.com [11] 5º Ano - História/USP. marco@klepsidra.net [12] Transcrito dos Anais do VII Encontro Nacional de Tradução/I Encontro Internacional de Tradução - Universidade de São Paulo, 7 a 11 de setembro de 1998. rajan@iel.unicamp.br [13] Mestre em Lingüística pela UFU. Doutorado em Lingüística pela Unesp/Araraquara. Professora do Instituto de Formação de Educadores da Universidade de Uberaba. Universidade de Uberaba/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". ormezinda.ribeiro@uniube.br [14] Artigo referente à conferência de mesmo título, proferida pelo autor na abertura do VII Simpósio Estadual de Economia Doméstica (tema: "Interdisciplinaridade no contexto universitário"), na UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR, em 08/12/2003 [15] Este artigo se refere à palestra de mesmo título, ministrado em "Seminários Avançados: desenvolvimento rural e sustentabilidade" no Curso de Mestrado em Extensão Rural/UFSM em 22.05.2001.Também foi publicado na Revista "Extensão Rural" (Ano 8-Jan-Dez-2001-ISSN 1415-7802) do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, e Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural (sob a Coordenação do Prof. Dr.João Armando Dessimon Machado) [16] Professor Assistente. Depto de Sociologia e Política - UFSM [17] Professora Titular Programa de Pós-graduação-Centro Educação-UFSM [18] Este texto faz parte de um trabalho maior publicado em forma de "Caderno de Pesquisa" (n.o 68 - Setembro de 1995) pelo programa de pós-graduação em Educação da UFSM, sob o título: "Uma nova perspectiva sob a ótica da interdisciplinaridade". [19] Artigo aprovado por mérito, na categoria Trabalho-Grupo 14-Sociologia da Educação, para a 21ª Reunião Anual da ANPEd- 1998. Publicado na Revista EDUCAÇÃO - Centro de Educação-Universidade Federal de Santa Maria-RS - V.22 - N.o 02 - 1998. [20] Professora de Sociologia. kang@netlig.com.br |