EDUCAÇÃO & LITERATURA |
INCLUSÃO DIGITAL: ELEVAÇÃO DO CAPITAL HUMANO E SOCIAL Josué Geraldo Botura do Carmo[1] fevereiro/2006 |
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JOSUÉ GERALDO BOTURA
DO CARMO
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Vivemos em uma sociedade em que cada vez mais o conhecimento é considerado riqueza e poder, estamos vivendo o limiar da era do conhecimento. E para que o Brasil possa penetrar nesse mundo novo é preciso que se combata a exclusão social e econômica, e que se promova a inclusão digital. O desenvolvimento nos dias de hoje está intrinsecamente ligado à Internet. Poucas serão nossas chances de gerar os recursos necessários para cobrir as necessidades de desenvolvimento em um terreno sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais, sem uma economia e um sistema de administração baseados na Internet. Necessitamos atualmente, no Brasil, de políticas públicas e ações de inclusão digital, para capacitar a população para o uso das novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento da cidadania. Hoje governos e empresas já oferecem serviços em meios digitais. E ainda a inclusão digital não se restringe ao acesso às tecnologias e a seu uso, ela se relaciona à motivação e à capacidade para a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) de “forma crítica e empreendedora”, como afirma Cristina De Luca, segundo Renato Cruz. Precisamos superar barreiras como a má distribuição de renda, a baixa taxa de escolaridade e limitação do próprio conhecimento. Não é apenas e simplesmente o uso mais eficiente de recursos tecnológicos. É, acima de tudo, ganhos em gestão de conhecimento, qualificação da mão-de-obra, aumento da auto-estima, e à medida que os indivíduos adquirem novos conhecimentos, consciência histórica, política e ética. Tudo isso poderá resultar em uma melhoria da qualidade de vida, através de um desenvolvimento pessoal e comunitário. A inclusão digital significa o atendimento aos direitos básicos à informação, e à liberdade de opinião e expressão, que favorecerá a inclusão social. Para isso não basta a capacitação em informática, é necessário uma preparação educacional que permita usufruir desses recursos de maneira plena, para um desenvolvimento social, intelectual, econômico e político. Uma população incluída consegue se comunicar de forma mais eficiente e mais barata e pode tirar maior proveito de seus investimentos em tecnologia. Temos no Brasil como obstáculos à inclusão digital a má distribuição de renda e a baixa taxa de escolaridade da população. Outro obstáculo é o alto preço dos computadores e do serviço de telefonia, necessários para o acesso à Internet, um dos pré-requisitos para a inclusão digital. A TV digital e os celulares com comunicação de dados podem se tornar alternativas mais populares de acesso a conteúdo interativo. A primeira deverá começar a funcionar ainda este ano e o segundo já funciona sendo o seu alto custo um entrave para a população.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CRUZ, Renato. O que as empresas podem fazer pela inclusão digital. São Paulo : Instituto Ethos, 2004. www.ethos.org.br <http://www.cdi.org.br/manual/inclusao.pdf#search='inclus%C3%A3o%20digital'> Acessado em 4 de fevereiro de 2006.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO-MEC - NTE-MG2 |