EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO |
CONCEPÇÕES DE ESCOLA Josué Geraldo Botura do Carmo Novembro/2004 |
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Podemos dizer que há hoje duas concepções de Escola: a Escola da Sociedade Industrial e a Escola da Sociedade da Informação e da Comunicação. Em nossa escola o modelo que prevalece é o modelo da Escola da Sociedade Industrial, com vestígios muito pequenos da Escola da Sociedade da Informação e da Comunicação. No quadro abaixo daremos algumas características de cada uma delas. Um único aspecto pode mudar toda uma estrutura. Darei exemplo de dois projetos de grande porte voltados para o uso das novas tecnologias na educação: o PROINFO, programa de informática aplicado à educação promovido pelo MEC, e o programa Educação para o Futuro, promovido pela Intel em parceria com a Microsoft. Esses dois programas visam preparar o docente para o trabalho com as novas tecnologias da informação e da comunicação na educação. Um único aspecto é capaz de diferenciá-los de forma significativa: No primeiro, o aluno escolhe o tema que deseja trabalhar, elabora o seu projeto e o executa, tendo o professor como orientador. No segundo, o professor elabora o projeto com um tema de seu conteúdo e o aluno o executa. Vemos claramente que no primeiro a ênfase é dada à formação de conceitos e no segundo a ênfase é dada no conteúdo. O primeiro rompe com a hierarquia professor-aluno, mantido no segundo. No primeiro estamos interessados em cidadãos autônomos, já no segundo não, a preocupação é com a formação de consumidores.
A comunidade escolar tem que se posicionar e escolher o tipo de escola que ela pretende, e não adianta ficar mesclando concepções de escola, pois como vimos no exemplo acima, um único fator pode ser determinante.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Projeto Político-Pedagógico (PPP) (em construção) Resultado da Reunião de 1º de novembro. Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga. Santa Luzia – MG, novembro/2003. Educação para o Futuro. Professor participante (apostila). Intel/Microsoft. 2004.
Programa Nacional do PROINFO |