CONCEPÇÕES DE ESCOLA

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EDUCAÇÃO & LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

   

CONCEPÇÕES DE ESCOLA

Josué Geraldo Botura do Carmo

Novembro/2004


 

 

 

   

Podemos dizer que há hoje duas concepções de Escola: a Escola da Sociedade Industrial e a Escola da Sociedade da Informação e da Comunicação. Em nossa escola o modelo que prevalece é o modelo da Escola da Sociedade Industrial, com vestígios muito pequenos da Escola da Sociedade da Informação e da Comunicação. No quadro abaixo daremos algumas características de cada uma delas. Um único aspecto pode mudar toda uma estrutura. Darei exemplo de dois projetos de grande porte voltados para o uso das novas tecnologias na educação: o PROINFO, programa de informática aplicado à educação promovido pelo MEC, e o programa Educação para o Futuro, promovido pela Intel em parceria com a Microsoft. Esses dois programas visam preparar o docente para o trabalho com as novas tecnologias da informação e da comunicação na educação.

Um único aspecto é capaz de diferenciá-los de forma significativa: No primeiro, o aluno escolhe o tema que deseja trabalhar, elabora o seu projeto e o executa, tendo o professor como orientador. No segundo, o professor elabora o projeto com um tema de seu conteúdo e o aluno o executa. Vemos claramente que no primeiro a ênfase é dada à formação de conceitos e no segundo a ênfase é dada no conteúdo. O primeiro rompe com a hierarquia professor-aluno, mantido no segundo. No primeiro estamos interessados em cidadãos autônomos, já no segundo não, a preocupação é com a formação de consumidores. 

CONCEPÇÕES DE ESCOLA

ESCOLA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL

ESCOLA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

  • Excludente
  • Planejamento centralizado
  • Com defesa de uma ideologia
  • Não respeita a diversidade cultural
  • Exige de todos um mesmo ritmo
  • Discursa sobre cidadania
  • Dá ênfase ao conteúdo (conteudista)
  • Dá ênfase à competição
  • Professor ditador
  • Conhecimento adquirido não compartilhado
  • Tempo e espaço rígidos
  • Jogo fechado
  • Avaliação classificatória (medir – julgar – selecionar)
  • Dá ênfase à formação do consumidor
  • Seriação
  • Inclusiva
  • Planejamento descentralizado – o professor planeja e executa
  • Com respeito à diversidade ideológica
  • Com respeito à diversidade cultural
  • Respeita o ritmo de cada um
  • Vivencia a cidadania no dia a dia
  • Dá ênfase à formação de conceitos
  • Dá ênfase à colaboração e à cooperação
  • Professor orientador
  • Conhecimento construído e compartilhado
  • Tempo e espaço flexíveis
  • Jogo aberto - clareza e transparência
  • Avaliação progressiva (continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento)
  • Dá ênfase à construção do cidadão
  • Ciclos

 

A comunidade escolar tem que se posicionar e escolher o tipo de escola que ela pretende, e não adianta ficar mesclando concepções de escola, pois como vimos no exemplo acima, um único fator pode ser determinante.

  

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Projeto Político-Pedagógico (PPP) (em construção) Resultado da Reunião de 1º de novembro. Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga. Santa Luzia – MG, novembro/2003.

Educação para o Futuro. Professor participante (apostila). Intel/Microsoft. 2004.

 

Programa Nacional do PROINFO

<www.proinfo.mec.gov.br>