VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

     

 

JORNAL MGTB

 

Rua São Judas Tadeu, 271 – São Benedito – Santa Luzia – MG


 

 

 

   


Ano I          nº 1       maio/2006
           

Se você pensa que a escola  pública é de graça, está  enganado. Ela  não é. Os  impostos  que  seus  pais pagam nas contas de água, luz e telefone  é que mantêm  essas instituições. Além disso, as  empresas também  contribuem, pois cada empresário tem  que entregar 2,5 % do lucro de sua empresa  para  os  governantes  gastarem com o ensino público.

Você pode  até não ser bom em matemática, mas  basta  saber  que 15%  do ICMS, do  IPI , do  FPE  e do  FPM   vão para a educação, para entender  que a nossa  escola pública  não é de  graça, nem  barata. Por isso temos que nos conscientizar e trabalhar para que nossas escolas fiquem ainda melhor, pois pagamos por elas.

Também não devemos permitir que, vândalos destruam o que é nosso, porque depois de nós, outros virão.

Então devemos conservar para que todos possamos usufruir igualmente de um bem que custa tão caro.

 Giselly, Jéssica, Samantha

 
EDITORIAL 

Apostar na educação é o princípio básico de quem acredita no sonho de um Brasil melhor. Nossas crianças estão aí. Elas não são o futuro da nação e sim o presente. Por isso, é preciso fazer algo por elas agora. Insistir no antigo modelo de educação monológica, na qual o aluno é apenas um receptor de conteúdos repassados pelo mestre – dono de todo saber, é o mesmo que ignorar as mudanças contextuais que ocorrem no mundo atual. Vale ressaltar que muitas instituições vêm investindo em uma mudança processual de paradigma, a fim de acompanhar a era tecnológica que, os sujeitos pensantes dessa geração vivenciam. Igrejas, empresas, ONGs e até a própria mídia procuram ser mais interativas e permitir a participação de seus membros com o objetivo de sempre crescer no mundo globalizado.

Por sua vez, a escola não pode alienar-se nos modelos do passado. É preciso acreditar na criatividade, na autonomia e capacidade de produção dos alunos.Só assim, poderemos avançar rumo à educação de qualidade. 

Abraços,

Até a próxima edição.

Juliane Lourdes

 

 

 ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL

 LAINE (PROFESSORA) - AMARILIA (SERVIÇAL) - APARECIDA (SERVIÇAL)

MAURO 202 - WELLERSOM 302 - AMANDA 302 - DANIELA 302 - ALLAN 302

JUEMA 302 - TAIANA  303 - DAIANA  303 - JOICE 304 - LARISSA 305

PATRIK 306 - MARIANA 306 - LUCAS 306 - MAGNO 401 -

KEBRE 401

ADRIELE 402 - PATRIK 402 - LORRAINE 403 - ALESSANDRA 403

KAÍQUE 403 - EDESON 404MAYLA 405 - MIKAELY 405 -

 DAYANE 406

ELTOM 406 - PATRICIA 408 - POLIANA 408

  

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO PARA UM BAILE ALADO

NO FIM DO ARCO-IRIS.

 

PABLO

PEDRO

VICTOR.

 

 

Criança tem direitos,  mas também tem deveres

Todo mundo fala sobre os direitos da criança e do adolescente.Existe até um documento chamado ECA  (Estatuto da criança e do adolescente), criado para  definir e defender os direitos  dos  pequenos cidadão.

Crianças tem direito de ter uma família, amigos, escola, lazer,  segurança e muito mais. O problema é  que hoje  em dia, as crianças não pensam que também têm deveres e acabam desrespeitando os direitos  dos outros.

Ajudar nos deveres  de  casa, ser  um  bom  aluno,  preservar  o  meio ambiente, respeitar  os mais  velhos, são alguns dos deveres  que  toda criança  deve  ter. É bom  lembrar que os pais, não só tem o direito, como também têm o dever  de cuidar dos filhos. E cuidar significa ensinar o filho a lutar pelos próprios direitos e a cumprir seus deveres  respeitando os  direitos dos outros. 

Jully, Isabela, Larissa Moura

 

FALA PROFESSOR...

Será  que é correto aprovar um aluno mesmo que ele não esteja   

preparado para série  seguinte?                 

     A professora Sônia tem opinião sobre esse assunto – confira:

A aprovação automática é um problema que precisa ser  repensado, porque se toda a comunidade escolar sabe que não há reprovação, os estudos passam a não  ter o mesmo valor que teve durante anos.

Além disso, passa o aluno que não aprendeu, compromete a formação dos futuros profissionais que se tornam mal qualificados. Por essa razão, eu penso que  devíamos voltar ao antigo sistema de reprovação anual.

Rayane, Edson, Kelvin

 

ATUALIDADE

 

O Brasil nas estrelas!

O tenente coronel Marcos Pontes, 43 anos, é  o primeiro astronauta  brasileiro.Pontes precisou estudar fora do Brasil para conseguir realizar seu projeto. Para que o tenente pudesse participar da expedição, o governo brasileiro teve que colaborar com alguns milhões. Isso revoltou algumas pessoas  que acharam um desperdício  gasta dinheiro com a viagem de Marcos, enquanto os  problemas  aqui no Brasil estão cada vez maiores. Outras pessoas acharam que a experiência valeu, pois o nosso Brasil entrou para o grupo dos países mais avançados do mundo.

Durante a missão, Marcos Pontes ficou  encarregado de nove experiências científicas, médicas e biológicas  e também se dedicou a observação do território brasileiro.

O certo é que, Pontes abriu o caminho para as estrelas. Se você também deseja ser um astronauta, saiba que o caminho é longo e difícil, mas a conquista  pode ser muito valiosa.     

                                                         

Ariany – Bárbara - Késsya

OBSERVE AS DICAS ABAIXO E FAÇA A CRUZADINHA.

DICAS

A - NELE ESCREVEMOS  AS  MATÉRIAS.

B - COM  ELE PODEMOS ESCREVER  E  COLORIR.

C - É BRANCA  E  CREMOSA.

D - ÉCOMPRIDA  E  USAMOS  PARA  MEDIR  E  RISCAR.

E - SERVE  PARA  GUARDAR  OS  LÁPIS  E  BORRACHA.

F - DESMANCHAMOS COISAS  ERRADAS  COM  ELA.

G - USADA PARA  CORTAR  PAPEL.

H - USADO  PARA  INDENTIFICAR  O  ALUNO  DENTRO 

E - FORA  DA  ESCOLA. 

 

ACONTECEU NA ESCOLA

ESSE FOI UM MOMENTO DE

ENCONTRO ENTRE ESCOLA

E FAMÍLIAS PARA MOSTRAR QUE  

A UNIÃO DESSAS

DUAS INSTITUIÇÕES

PODEM TORNAR O MUNDO AINDA MELHOR.

 

O CULTO ECUMÊNICO DE CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA  DA ESCOLA “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

ACONTECEU NO DIA 08/04/06 COM INÍCIO ÀS 08:00 DA MANHÃ,

TENDO A PRESENÇA DO PASTOR GERALDO ROSA E DE APARECIDA, MINISTRA DA EUCARISTIA DA IGREJA CATÓLICA. O CULTO FOI MUITO GRADÁVEL.TODAS AS FAMÍLIAS FORAM CONVIDADAS, E QUEM ESTEVE  PRESENTE PÔDE ASSISTIR  ÀS APRESENTAÇÕES MUSICAIS DOS ALUNOS E OS INTEGRANTES DO “PROJETO ARTE VIDA”.

 

KELLEN LARISSA  - LARISSA GABRIELA – LARISSA JENIFFER -  ANA PAULA

 

 

Nome: Ítalo Estevam Polidoro Santos

Turma: 307.

Idade: 9 anos.

Bairro: São Benedito.

Matéria que mais gosta: Português.

Time que mais gosta: Cruzeiro.

O que mais admira nas pessoas: Bondade e Respeito.

Livro que você mais gosta: Sitio do Pica-Pau Amarelo.

O que acha desta escola: Boa, mas precisa melhorar

algumas coisas.            

Sua diversão preferida: Pega-Pega e Esconde-Esconde.

Pequena mensagem para sua turma: O amor é asa veloz

que Deus deu à alma para que voe até o céu.

 Dayane - Joyce Elias -  Lorrane

 ENTREVISTA

 

 

 

 

Foto: Silvana e crianças do Projeto “Arte e Vida”

Silvânia  Barbosa Ramos é  uma  pessoa  divertida,forte e  determinada,  que  realiza  um trabalho  voluntário na  (EMMTB), voltado  para  a  arte  e  a  cultura. 

Conheça  um  pouco  mais  sobre essa  amiga  da  escola  e  o  grupo  “Arte  e  Vida”.

1. Fale um pouco sobre o trabalho voluntário que você faz na escola.

 

-  Música, dança, teatro. O nome do grupo é “Arte e Vida”.

Dando seqüência a atividades sociais  beneficientes que meus pais ao longo dos anos, fazem na comunidade. Acreditamos que quem quer pode ajudar.  

 

2. Quando surgiu essa idéia e por quê?

- Novembro de 2004 – Adriana (diretora suplente) falou-me do sonho de ter na escola um coral. Decidimos então preparar um auditório de encerramento do ano letivo. E não paramos mais.

 3.  Quais as maiores dificuldades que você encontra nesse trabalho?

-  O fato de a escola ser de jurisdição municipal, (política) tira-nos o apoio e colaboração de voluntários como ex: Ongs, comerciantes.

 4. Onde vocês fazem apresentações?

     - Procuramos aproveitar o máximo de oportunidades: escolas, igrejas e demais reuniões públicas.

5. Quais pessoas incentivam e colaboram com o projeto?   

    - Algumas famílias de alunos, diretorias das escolas (EMMGTB e EMMR), o porteiro Carlos e principalmente os alunos participantes.

6O que  preciso para se integrar ao grupo?

-  Freqüentar  nossas reuniões  aos sábados de 8:00 as 10:00 no pátio da escola  (EMMGTB) e ter espírito solidário.

 Leonardo - Jossyane - Richard

 

ISTO É SAMBA...

      PRA DANÇAR E CANTAR

 

VERDADE

                                                

Nelson Rufino/Carlinhos Santana/

Zeca Pagodinho

 

Descobri que te amo demais

Descobri em você minha paz

Descobri, sem querer, a vida

Verdade

 

Pra ganhar seu amor fiz mandinga

Fui a ginga de um bom capoeira

Dei rasteira na sua emoção 

Com o seu coração fiz zoeira

 

Fui á  beira  de um  rio e você

Uma ceia com pão, vinho e flor

Uma luz pra guiar sua estrada

A entrega perfeita do amor

Verdade

 

Descobri que te amo demais

Descobri em você minha paz

Descobri, sem quer, a vida

Verdade

 

Como negar essa linda emoção

Que tanto bem fez pro meu coração

E a minha paixão adormecida

 

Teu amor meu amor incendeia

Nossa cama parece uma teia

Teu olhar uma luz que clareia

Meu caminho tal qual  lua cheia

 

Eu nem posso te perder

Ai de mim, esse amor terminar

Sem você minha felicidade

Morreria de tanto penar

Verdade...

 

VITOR DE OLIVEIRA

ANDRÉ

DENISON

 

CONSELHO EDITORIAL

 

Coordenadora: Professora Juliane Lourdes Silva

Jornalistas: Alunos da turma 404 

Professores colaboradores: Helenice Freitas, Adriana Malaquias, Josué Geraldo Botura do Carmo, Vilma Aparecida Saraiva Pereira, Cisléia Rosa da Silva, Larissa Carvalho de Assis.