ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
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EDUCAÇÃO & LITERATURA JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
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Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Agosto/2006
O que se tem deste Projeto Político Pedagógico é a Filosofia que foi construída com a participação dos funcionários da escola no ano de 2003. Contudo essa Filosofia não é observada no cotidiano da escola. Este Projeto Político Pedagógico garante uma democracia quando diz em sua introdução que: “O objetivo maior de se construir um Projeto Político Pedagógico é o de conquistar maior autonomia para a unidade escolar, desviando o eixo do planejamento educativo do nível central para o nível das escolas, possibilitando uma abertura para a realização de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras. O Projeto Político Pedagógico é um norteador da ação pedagógica”, pois a autonomia é uma forma de participação efetiva. FILOSOFIA: “... tem sua filosofia fundamentada na transparência, no diálogo e no respeito à diversidade cultural e ideológica de toda a Comunidade Escolar[2][1], tendo sempre em vista que há uma infinidade de formas de viver, de pensar e de agir, além de diferentes interesses e ritmos individuais, visando sempre a inclusão de toda a comunidade escolar, para que esta possa participar de forma efetiva de todo o processo educativo como colaboração para a democratização da sociedade, na troca de experiências e na construção da cidadania. Tudo de forma vivenciada”. Aqui também podemos notar a preocupação com a participação, visando a democracia. CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO: “Trabalharemos dentro de uma concepção de educação “construicionista” que vê a educação como uma prática educativa dentro do processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber a pensar, no criar e inovar; e no construir conhecimentos, através da participação, de forma cooperativa, priorizando a formação de conceitos e tendo o conteúdo como meio e não como fim. O papel do professor é o de, valorizando a construção mental do sujeito, orientá-lo na instrumentalização do próprio aprendizado, fazendo com que o educando crie métodos próprios para organização de sua aprendizagem, sabendo recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, com capacidade de selecioná-las e sintetizá-las, além de ser capaz de compartilhar idéias, teorias, e resultados experimentais com outros”. Aqui falamos de participação de forma cooperativa e de compartilhamento de idéias, isso também é vivência de democracia.
CONCEPÇÃO DE ESCOLA: “Um ambiente com espaços diversificados para atividades intelectuais, artísticas e esportivas e de lazer, voltado para a construção coletiva do conhecimento, com espaços e tempos flexíveis onde professores e alunos tenham oportunidade de trabalharem juntos, em pequenos grupos, nos conteúdos conceituais, de acordo com seus interesses, criando suas próprias metodologias e construindo a partir delas os seus conceitos a serem compartilhados com todos. Os conteúdos procedimentais serão trabalhados em nossos procedimentos do dia a dia através da organização da escola tendo sempre em vista a participação de todos os envolvidos no processo educativo, ou seja toda a comunidade escolar, através de Associação de professores, pais de alunos, alunos, e demais funcionários, sendo toda questão tanto de ordem administrativa, como de ordem pedagógica, resolvida em Assembléia Geral com a participação de todos esses segmentos, promovendo a democracia em nosso meio. Desta forma toda decisão e informação no que diz respeito à Unidade Escolar estará sempre a disposição de todos, primando pela clareza e transparência. Acreditando que somente pelo saber e pela oportunidade de participação no dia a dia podemos mudar nossas atitudes. Um espaço que busque trabalhar sempre o mais próximo, com perspectivas globais”. Aqui falamos em construção coletiva do conhecimento, da participação de todos os envolvidos no processo educativo, prevendo Associação de professores, pais de alunos, alunos e demais funcionários, prevendo uma Assembléia Geral, promovendo a democracia em nosso meio. Primando pela clareza e transparência. (Nada disso existe de fato). CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO: “Trabalharemos dentro de uma concepção de educação construicionista que vê a educação como uma prática educativa dentro do processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber pensar de forma crítica para formar uma opinião, no criar e inovar; e no construir conhecimentos interdisciplinares, através da participação, de forma cooperativa. Aprendendo a ser, aprendendo a fazer e aprendendo a conviver”. Aqui de novo aparece a preocupação da participação e da cooperação. CONCEPÇÃO DE PROFESSOR: “O profissional que valoriza a construção mental do sujeito, orientando-o na instrumentalização do próprio aprendizado, fazendo com que o educando crie métodos próprios para organização de sua aprendizagem. Um profissional que busca o aperfeiçoamento constante, dentro de suas possibilidades e oportunidades oferecidas”. CONCEPÇÃO DE ALUNO: “Aquele que sabe recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, com capacidade de selecioná-las e sintetizá-las, construindo seus próprios conceitos, além de ser capaz de compartilhar idéias, teorias, e resultados experimentais com outros”. Aqui se defende a autonomia que é também uma forma de participação e construção da democracia.
CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO: “Partindo do pressuposto de que não há pessoas de diferentes categorias e que todos têm direito fundamental à existência, à cultura, ao conhecimento e ao desenvolvimento, e que o papel fundamental do professor é o de orientar, de intervir para qualificar, criando condições para a efetiva aprendizagem e desenvolvimento de todos e não o de medir, julgar, e selecionar, adotaremos a avaliação progressiva, que tem uma visão de continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento humano de todos, visando a inclusão social. Esta forma de avaliação assume o compromisso com a aprendizagem efetiva na continuidade do estudo, dando ao aluno a oportunidade de reconstruir a sua aprendizagem e respeitando a diversidade dos alunos decorrentes de suas características individuais e culturais, aceitando os vários caminhos de aprendizagem, em ritmos diferentes, que se manifestam em especificidades de trajetórias escolar e de vida. A avaliação é uma atividade de acompanhamento e transformação do processo de ensino-aprendizagem, através da observação, análise, registro, reflexão sobre o que foi observado e registrado, comunicação dos resultados e tomada de decisão para atingir os objetivos que ainda não foram alcançados, ou seja, fazendo diagnósticos, analisando a situação, dando retorno ao aluno de seus limites e seus avanços, e preparando novas atividades que poderão auxiliar o aluno na superação de seus limites e no melhor aproveitamento de suas capacidades”. A forma de avaliar é também democrática.
OBJETIVOS GERAIS EDUCACIONAIS 1. Promover a comunicação de forma clara e objetiva, através do domínio das diversas linguagens utilizadas pelo homem; 2. Promover o desenvolvimento dos raciocínios dedutivos, indutivos e da intuição para se buscar caminhos para a resolução de problemas; 3. Promover a capacidade de analisar e interpretar fatos de forma participativa; 4. Promover a capacidade de compreender o entorno social para poder atuar sobre ele; 5. Promover a capacidade de receber criticamente informações e dados veiculados pelos meios de comunicação; 6. Promover a capacidade de localizar, selecionar e gerenciar as informações coletadas; 7. Promover a capacidade de planejar e decidir em grupo; 8. Cultivar uma mentalidade coerente com a realidade mundial, partindo sempre do entorno social; 9. Desenvolver o trabalhar coletivo, sabendo respeitar a diversidade de idéias dentro do grupo; 10. Formar uma comunidade escolar crítica e participativa.
Nos objetivos educacionais vamos falar de trabalho coletivo, respeito a diversidade de idéias e da formação de uma comunidade crítica e participativa.
A idéia está lançada, agora é necessário colocar em prática. É o mais difícil.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NTE MG2.
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