EDUCAÇÃO & LITERATURA |
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA SALA DE INFORMÁTICA DURANTE O ANO LETIVO DE 2008 [1] |
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JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
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I. Introdução No ano de 2008 daremos continuidade às nossas atividades de inclusão digital através da execução de projetos junto às salas de aula; e trabalhos de pesquisa através de páginas da Internet. Nosso atendimento dar-se-á na seguinte ordem de prioridade: 1. Atendimento às professoras da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga; 2. Atendimento aos projetos desenvolvidos pelas professoras da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga com seus alunos; 3. Atendimento aos alunos da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga; 4. Atendimento aos professores da Escola Municipal Miguel Resende; 5. Atendimento aos projetos desenvolvidos pelos professores da Escola Municipal Miguel Resende com seus alunos. Observações: Toda atividade acontecerá no horário de aula, pois a escola não tem estrutura para receber alunos em horário extra. Pelo mesmo motivo não haverá atendimento à comunidade. Sempre que houver necessidade de imprimir material elaborado pelos alunos na sala de informática, a professora da referida turma deverá enviar um disquete para que o aluno salve o material nesse dispositivo e encaminhe o mesmo à supervisora da turma para impressão do material. Pedagogicamente trabalharemos dentro de uma concepção de educação “construcionista”[1] que vê a educação como uma prática educativa dentro do processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber a pensar, no criar e inovar; e no construir conhecimentos com autonomia, através da participação, de forma cooperativa, priorizando a formação de conceitos. É um ambiente onde todos aprendem e todos ensinam. Didaticamente procuraremos valorizar a construção mental do sujeito, orientando-o na instrumentalização do próprio aprendizado, possibilitando que cada um crie seus próprios métodos de organização da aprendizagem, com capacidade de recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, selecionando material, sintetizando o material selecionado, e compartilhando idéias, teorias, e resultados experimentais com outros, através da pesquisa por meio de páginas da Internet. Trabalharemos com o raciocínio lógico: dedução, indução e intuição[2] e atividades de simulação através de jogos educativos. Procuraremos fazer da sala de informática um ambiente voltado para a construção coletiva do conhecimento. No campo instrumental, no que diz respeito ao manejo do computador trabalharemos: o uso do mouse, do teclado, leitura da tela e acesso ao ambiente de rede e à Internet, coordenação motora e visual, decodificação de comandos, elaboração, revisão e formatação de textos, preenchimento de formulários, produção de slides e de tabelas e gráficos. Procuraremos também fazer com que os alunos criem pastas e salvem seus documentos, e saibam usar o recurso de ajuda do computador. Dessa forma nossas ações serão sempre com o cuidado de fazer com que o indivíduo desenvolva a criatividade e a autonomia no estudo para que venha a ser um autodidata, capaz de construir seu próprio conhecimento (elaborando os seus conceitos) individual e coletivamente, condição primordial do cidadão dos tempos atuais. Procuraremos trabalhar de forma que todos participem colaborativamente ensinando uns aos outros. O nosso papel será o de observar a construção mental de cada um e orientar para possíveis caminhos que levarão à formação de um conceito. Seja no tocante a busca de material para pesquisa, a seleção desse material que atenderá mais objetivamente aos seus questionamentos dentro do tema escolhido, no tocante à síntese desse material selecionado, no compartilhamento das idéias trazidas pela pesquisa, das teorias encontradas em diversos autores e os resultados experimentados nesse trabalho. E que possa elaborar sua própria conclusão a partir dessas idéias, teorias e experimentos. E ainda que seja capaz de elaborar de forma escrita e oral todo o resultado desse trabalho, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Seja ainda no tocante a situações problemas através de softwares em que o indivíduo terá possibilidades de desenvolver o raciocínio deduzindo, induzindo ou intuindo, para resolver o problema a que foi submetido no momento. E através de jogos educativos, trabalharemos a simulação, capaz de desenvolver no indivíduo, além do raciocínio lógico, a criatividade, através das diversas possibilidades mostradas e as não mostradas no software. Durante todo o trabalho no computador, seja através de páginas da Internet, seja através de softwares, estaremos trabalhando o uso do mouse (o movimento e o clique), o uso do teclado (as funções de cada tecla), a leitura da tela (icônica e escrita), a coordenação motora e visual (a movimentação do mouse através da mão e a movimentação do cursor na tela do monitor (que deverá ser acompanhada pelo órgão da visão), a decodificação de comandos (localização de uma tecla no teclado, ou localização de uma informação na tela do monitor). Procuraremos desenvolver no indivíduo habilidades para navegar pelo computador em busca de informações na rede local e na Internet. E ainda habilidades para criar pastas dentro dos diretórios existentes, salvar documentos nos diretórios, ou em disquete, usar o recurso de ajuda do computador para resolver suas dúvidas, encontrando possíveis soluções. Outras habilidades que procuraremos trabalhar com os alunos seriam a elaboração de um texto, através da digitação, a capacidade de revisão do texto digitado, observando a ortografia e concordância verbal e nominal, e a formatação de um texto de acordo com as normas científicas, ou de estética. E ainda a habilidade para preenchimento de um formulário no computador, a produção de slides com os seus diversos recursos de animação e a criação de tabelas e de gráficos a partir dos dados lançados na tabela. Procuraremos manter a publicação do informativo interno da sala de informática: InformAtivo, com sua tiragem impressa e em formato eletrônico, que vem acontecendo desde maio de 2002.
II. Objetivos: 1. Cultivar a autonomia; 2. Cultivar a participação; 3. Cultivar a colaboração; 4. Cultivar o raciocínio dedutivo; 5. Cultivar o raciocínio indutivo; 6. Cultivar o raciocínio intuitivo; 7. Cultivar a criatividade; 8. Saber usar um editor de textos; 9. Saber usar um editor de slides; 10. Saber usar um editor de planilhas; 11. Saber preencher um formulário no computador.
III. Habilidades a serem desenvolvidas no decorrer dos anos escolares:
IV – Avaliação: (nosso compromisso com a avaliação será com os alunos de 1ª Infância a 4º ano). A avaliação acontecerá através da observação durante os trabalhos realizados pelos alunos, de forma coletiva e individual, e no final do ano letivo faremos uma avaliação sistematizada com os alunos das turmas que realizaram trabalhos na sala de informática. Em ambas as avaliações abordaremos os 28 itens do quadro de habilidades acima. Josué Geraldo Botura do Carmo Santa Luzia, 11 de fevereiro de 2008 [1] Termo cunhado por Papert e que significa o máximo aprendizagem com o mínimo de ensino, com base no construtivismo de Piaget e Vygotsky. [2] Segundo Jung é a “capacidade interior de perceber possibilidades”.
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