EDUCAÇÃO & LITERATURA JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO |
Era uma cidade assim... Josué Geraldo Botura do Carmo Setembro/2008 |
|||||||||||||||||
|
Ruas sem calçamento Passeios sem meio fio, A população jogava o lixo no rio Não havia redes de esgoto, este corria a céu aberto. Os jardins e as praças eram mal cuidados À noite as ruas eram mal iluminadas.
Poucas eram as escolas e os postos médicos E esses se sustentavam com parcos recursos. A segurança era precária. Nada desenvolvia naquele lugar.
Os comerciantes não emitiam a nota fiscal E a população também não a exigia. O poder público não prestava contas à população Não havendo transparência em seus atos. A população também não conhecia seu direito De ter acesso a esses documentos.
Desviavam-se verbas, utilizavam-se mal os recursos públicos, A corrupção andava solta pela cidade.
Nada progredia naquele lugar, A não ser alguns políticos Que tinham interesse em manter aquela situação deplorável.
Um dia... Um professor vindo de fora Ficou estarrecido com aquela situação e resolveu começar a influenciar a mudança A partir da escola em que trabalhava.
Os professores se organizaram e elegeram representantes Todos os funcionários daquela escola fizeram o mesmo Criou-se uma associação de pais, com seus representantes Incentivou-se a criação de uma associação de estudantes Todos participando do destino da escola.
Com os representantes de cada segmento Constituiu-se um colegiado com poder de fiscalização e de decisão Dentro da unidade de ensino.
Com isso as verbas de direito daquela escola começaram a aparecer E a escola começou a progredir Reformas, pintura, criação de biblioteca, sala de informática, Laboratório de ciências, quadra de esportes.
Assim como a biblioteca que recebeu também muitos livros novos Foram comprados computadores para a sala de informática. Equipou-se o laboratório de ciências Foram adquiridos materiais de esportes.
Construiu-se o Projeto Político Pedagógico E iniciou-se uma nova fase naquela escola Com a participação de toda a comunidade escolar E todos aprenderam a participar.
Todos sentiam prazer em estar naquele ambiente agora Dava gosto trabalhar naquela escola Dava gosto estudar naquela escola.
Conseguiram que a prefeitura colocasse meio fio E construísse passeio ao redor de toda a escola Mais tarde chegou o asfalto
Por solicitação da comunidade foi construída uma praça próxima toda arborizada As ruas foram iluminadas.
E todas as escolas vendo o progresso daquele lugar Começaram a fazer um trabalho semelhante.
E toda a cidade foi iluminada.
E construi-se postos de saúde para servir à população O rio foi despoluído Foram construídas redes de esgoto
O comércio e a indústria desenvolveram Havia trabalho para todos E todos prosperavam E tudo prosperava ao redor. |