A TV DIGITAL E A EDUCAÇÃO

 

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EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2011

A TV Digital poderá ser utilizada na educação como um recurso para acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre estudantes. Podemos usá-la ainda na orientação de pesquisas e projetos onde poderemos publicar os resultados. Produção de aulas de alta qualidade poderá ser disponibilizada para serem acessadas no ritmo, tempo e espaço de melhor conveniência de cada um. Possibilitará também que os professores e estudantes sejam produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na internet, e com melhor qualidade. Esse recurso vai nos possibilitar ainda criar aulas abertas para cada grupo, turma ou universidade. Essa interatividade nos proporcionará uma atitude de vida mais ativa, investigativa e inovadora, capaz de possibilitar que indivíduos construam-se críticos e participativos, de maneira colaborativa. A TV Digital poderá ser utilizada tanto em cursos presenciais como semi-presenciais ou a distância. Será um recurso para motivar o ambiente escolar a sair da rotinização, do conhecimento enciclopédico desvinculado das práticas sociais, e da banalização da aprendizagem, que tem gerado o desinteresse tanto do corpo docente, discente e administrativo; ampliando a curiosidade, a pesquisa, a interação, a integração social. Essa tecnologia poderá nos ajudar a gostar de aprender, de ajudar a outros aprenderem e a participar. E essa atitude produtiva nos capacitará a entender como funciona a mídia, desenvolvendo dessa maneira uma postura crítica do que nela é veiculado.

Assim a TV Digital poderá servir como ferramenta pedagógica, tanto os aparelhos como o que se propaga neles, possibilitando a melhoria da educação nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, servindo tanto para acessar ou veicular informações, quanto para a comunicação, ou ainda utilizá-la em cursos de ensino ou educação a distância. Servirá tanto para promover a cultura contemporânea como na promoção da participação ativa do cidadão na sociedade. É um canal capaz de promover a ética e a cidadania de forma colaborativa através da bidirecionalidade, em expressões criativas, em prol de uma vivência democrática. É um meio de comunicação, de expressão da opinião e da criatividade pessoais. Essa prática vai promover espontaneamente a construção de uma consciência crítica de ouvintes, usuários, produtores, leitores, falantes e escritores; comunicando, produzindo e difundindo informações, favorecendo uma comunicação aberta à participação e intervenção, informação e entretenimento, de forma sofisticada, sem exigir muitos requisitos dos usuários, possibilitando a construção de uma inteligência coletiva de forma transversal e multidisciplinar, e o cultivo da autonomia, na realidade virtual e na vida real.

A TV Digital além de ser um objeto de estudo, é uma ferramenta pedagógica. Educação para a TV Digital, com TV digital, sobre a TV digital e pela TV digital. Com esse recurso todos os envolvidos no processo educacional terão a oportunidade de criar e desenvolver suas próprias mensagens, podendo perceber a construção da realidade do conteúdo midiático, abrindo as portas para a alfabetização audiovisual, dando oportunidade e incentivando a promoção da intervenção social e crítica, que vai propiciar a formação da cidadania, envolvendo a compreensão intelectual, a criticidade e a criatividade.

  

Referência Bibliográfica

AMARAL, Sérgio Ferreira do. PACATA, Daniel Moutinho. A TV Digital interativa no espaço educacional. Jornal da Unicamp.

<http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2003/ju229pg2b.html>

Acesso em 25/11/2010.

AQUINO, Renata. A chegada da TV com possibilidades de interação imediata com o conteúdo pode mudar a educação.

http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=6009

Acesso em 25/11/2010.

MORAN, José Manuel. A TV digital e a integração das tecnologias na educação.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/digital.htm

Acesso em 25/11/2010.

 


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.