ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
COMPETÊNCIAS DE UM ESTUDANTE DA EaD
EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
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Josué Geraldo Botura do Carmo[1]
Janeiro/2011
Um estudante da EaD há que ter uma postura ativa na busca, aquisição e seleção de informações significativas, explorando, refletindo, interpretando e depurando as idéias, de acordo com seu estilo de pensamento. Necessita de muita atenção e concentração, pois o controle do aprendizado está em grande parte em suas mãos. Deve ter uma capacidade colaborativa e estar sempre pronto à interatividade com a máquina, a plataforma e todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de um curso.
Sua característica essencial é a autonomia, criando seus próprios métodos de aprendizagem, desenvolvendo técnicas de estudos, buscando informações com o grupo e compartilhando seu saber construído. É um autogestor do conhecimento, que diante de tantos dados e informações sabe fazer a seleção dos mesmos, realizar uma síntese desse material selecionado, e ter capacidade de compartilhar esse seu aprendizado construído no coletivo.
Estar sempre atento para atuar no curso de forma reflexiva e crítica, aprofundando-se no tema e buscando fluência no assunto investigado. O estudante no ambiente virtual de aprendizagem é antes de tudo um autodidata. É o responsável diário pela sua autoavaliação, pelo seu próprio desenvolvimento. E é ele que define o seu ritmo de aprendizagem. É o sujeito ativo de seu conhecimento, dentro de seu tempo e espaço próprios.
Deve ter um certo amadurecimento intelectual e emocional, e ser curioso, entusiasta e aberto sempre para novos enfoques dentro dos diversos assuntos, com capacidade de trabalhar junto no ambiente virtual de aprendizagem, de forma cooperativa e colaborativa. Sempre num processo de ação-reflexão-ação, buscando a efetivação do conhecimento, associando teoria e prática.
Liberto de barreiras hierárquicas, permitindo que a aprendizagem se desenvolva sem maiores formalidades, cultivando a criatividade.
REFERÂNCIA BIBLIOGRÁFICA
AULA INAUGURAL. Mídias na Educação. Universidade Federal de São João del Rei, pólo de Sete Lagoas – MG, 25 de setembro de 2010.
MORAN, José Manuel. As múltiplas formas do aprender. Atividades & Experiências, julho 2005. (entrevista)
MOTTA, Elias de Oliveira. Educação a Distância. GOMES, Candido Alberto (org.)
A nova LDB: uma lei de esperança. Brasília: Universa - UCB, 1998.
<http://www.fe.unb.br/catedra/bibliovirtual/ead/educacao_a_distancia_texto_da... >
ROCHA, Marise Maria Santana da, et all. Introdução à educação a distância. 2ed.
UFSJ, MEC / SEED / UAB, 2010.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.