INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

 

  VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2011

 

PLANO DE AULA

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 4º ano do Ensino Fundamental

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Conteúdo: Ortografia (conteúdo de ensino)

Capacidades/Habilidades: 1. Dominar irregularidades ortográficas; 2. Recordar um pouco sobre fonética e fonologia de algumas palavras do português, escritas com “c”, “ss” e “ç”; 3. Compreender a categorização gráfica funcional das palavras.

Desenvolvimento:

1.      Os estudantes, em grupos, procurarão em livros e dicionários diversos, palavras que se escrevem com “c” (com som de “s”), “ss” e “ç”, e anotarão em seu caderno. (5 palavras de cada)

2.      Os estudantes socializarão as palavras encontradas: cada um lerá as palavras encontradas e o professor anotará no quadro.

3.      Os estudantes farão um quadro com 2 linhas e 3 colunas no computador com recursos do editor de textos, separando as palavras com “c” (com som de “s”), “ss” e “ç”.

4.      O professor fará uma explanação rápida sobre o vídeo Acento (anexo 1) que será mostrado: quem o produziu, qual a função desse produtor na sociedade, com qual objetivo esse material foi produzido, quando esse material foi produzido, etc.

5.      Os estudantes anotarão as palavras que aparecem no vídeo, e as acrescentarão no quadro nos respectivos lugares.

6.      O professor pausará o vídeo para que os estudantes possam escrever as palavras sugeridas no vídeo.

7.      Cada qual observará se escreveu corretamente as palavras sugeridas.

8.      As palavras sugeridas serão acrescentadas no quadro após a correção.

C (com som de “s”)

SS

Ç

 

 

 

 

 

9.      Com recursos do editor de textos as palavras serão colocadas em ordem alfabética.

10. O professor imprimirá os quadros para cada um dos estudantes da turma.

Material a ser utilizado:

Material impresso, computadores, data show, vídeo, impressora.

Avaliação:

Faremos uma avaliação de todo o processo e do produto final.

RESULTADOS:

Em sala de aula:

Os 32 estudantes da turma foram divididos em 6 grupos, sendo 4 grupos de 5 estudantes e 2 grupos de 6 estudantes. Em poder de diversos livros didáticos, de literatura e dicionários, encontraram palavras que se escrevem com “c” (com som de “s”), “ss” e “ç”, Um dos estudantes do grupo foi anotando as palavras em seu caderno. Cada grupo leu as palavras encontradas e o professor foi anotando-as no quadro, sem repeti-las.

Na sala de informática:

Os estudantes foram divididos em 4 alunos por máquina, tínhamos 8 computadores disponíveis. Cada grupo, com a ajuda do professor, criou um quadro com 2 linhas e 3 colunas com recursos do editor de textos, separando as palavras com “c” (com som de “s”), “ss” e “ç”.

O professor fez uma explanação rápida sobre o vídeo a ser mostrado:

Esse material foi produzido pelo Ministério da Educação do Brasil – MEC, órgão oficial de educação, com o objetivo de ensino/aprendizagem. Foi produzido no Brasil, em língua portuguesa, no ano de 2008, no formato de vídeo WMV, para ser veiculado em DVD. Foi produzido para estudantes do ensino fundamental das séries iniciais, usando recursos de imagens, música e fala. A argumentação central é fonética e fonologia, com estímulos racional (estudo da língua) e emocional (convivência familiar, teatro de bonecos). É um material educativo com caráter científico e artístico, portanto educa e entretém. Há interatividade, pois há possibilidade de participação.

Os estudantes anotaram as palavras que apareceram no vídeo, e as acrescentaram no quadro em seus respectivos lugares.

Em determinado momento o professor pausou o vídeo para que os estudantes pudessem anotar outras palavras sugeridas pelo material midiático, para que os estudantes as escrevessem.

Após os estudantes escreverem as palavras no quadro em seus respectivos lugares, o vídeo foi novamente ativado para que os estudantes pudessem observar se as haviam escrito corretamente. Deu-se um tempo para as correções necessárias.

O professor orientou os estudantes para que, usando recursos do editor de textos, pusessem as palavras, de cada coluna em ordem alfabética.

Os estudantes escreveram o nome de todos os participantes de cada grupo no final do quadro e salvaram o documento no diretório “meus documentos”.

Cada estudante recebeu uma folha impressa com o quadro construído (anexo 2).

Avaliação:

Houve interesse e participação satisfatória dos estudantes na busca de palavras em sala de aula. Na sala de informática, a princípio, houve algum tumulto pelo número de alunos, mas acomodaram-se paulatinamente, e houve ainda certa dificuldade de fazê-los entender que todos deveriam participar digitando palavras no computador. Em alguns grupos houve manipulação da máquina por alguns dos elementos da equipe. Mas  não foi difícil orientar a elaboração do quadro. Todos parecem ter gostado do vídeo, e houve uma boa interatividade de todos com o mesmo. No momento da correção das palavras sugeridas pelo vídeo houve algum tumulto e certa dificuldade por parte dos grupos de fazer as devidas correções, em alguns grupos foi necessária a interferência do professor. Houve também um pouco de dificuldade por parte de alguns grupos no momento de colocar as palavras em ordem alfabética, mas um grupo foi ajudando o outro e todos conseguiram, finalmente. O mesmo aconteceu na hora de salvar o documento, novas dificuldades, mas com a ajuda de todos a todos tudo saiu a contento. Todos saíram da sala satisfeitos com o produto final impresso, em mãos.

E quanto aos objetivos acreditamos que essa atividade contribuiu para que os estudantes tivessem melhor domínio das irregularidades ortográficas trabalhadas nos aspectos fonéticos e fonológicos da língua, e puderam por em prática habilidades de categorização gráfica funcional das palavras, além de habilidades com a informática instrumental. Houve também a possibilidade de se trabalhar a sociabilidade, a cooperação e a colaboração.

 

ANEXOS

ANEXO 1

VÍDEO UTILIZADO

Acento

Objetivo

Conhecer um pouco sobre fonética e fonologia de algumas palavras do português

Descrição

Episódio do programa Orto e Grafia, apresentado pela TV Escola. Utiliza o teatro de bonecos para ensinar a correta grafia de algumas palavras como: assento, acento, acém, acentuar, asseio e acelerador

Observação

Duração: 3 min

Autor

Brasil. Ministério da Educação (MEC)

Fonte do recurso

Universidade de Brasília (UnB)

Origem

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20681

Licença

O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico (http://www.dominiopublico.gov.br) é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes

Idioma

Tamanho do arquivo

Acessos

pt

11,025 MB

784

ANEXO 2

QUADRO FINAL ELABORADO PELOS ESTUDANTES

C (com som de “s”)

SS

Ç

Aceitar

Acelerador

Acém

Acender

Acento

Acentuar

Associação

Bicicleta

Cebola

Cenoura

César

Cevada

Cida

Cidade

Cilada

Cipó

Motocicleta

Motociclista

 

Amasso

Assadeira

Assado

Assassino

Assédio

Assegurar

Asseio

Assento

Associação

Bússola

Cassino

Massa

Missa

Missão

Passado

Passar

Passeio

Passo

Vassoura

 

Aço

Açúcar

Associação

Escovação

Faço

Laço

Loção

Louça

Maço

Março

Mestiça

Mestiço

Moça

Moço

Palhaço

Poço

Raça

Roça

Taça

Traço

Vidraça

 Obs: Observamos que a palavra Associação vai estar presente nas 3 colunas.

 

Turma 402

Allison

João Victor

Regina

Sandra

Sílvio


 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.