PLANO DE AULA UTILIZANDO O RÁDIO

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EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2011

Nosso trabalho é com portadores de textos. Queremos aproveitar o momento para trabalhar a produção escrita e o desenvolvimento da oralidade. Dessa forma escolheremos trabalhar com o texto jornalístico, os estudantes estarão lendo, analisando e interpretando esses textos e observando a formatação impressa e radiofônica dos mesmos, observando a diferença de estrutura de acordo com o suporte em que circula e a finalidade comunicativa do mesmo. Estarão ao mesmo tempo trabalhando com a edição e revisão dessas matérias, e a forma de apresentação final das mesmas. Esperamos com este trabalho estar consolidando os objetivos já trabalhados no decorrer dos anos anteriores: conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; dominar as convenções gráficas; relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte que circula; produzir textos de diversos gêneros; e planejar a fala.

Utilizaremos programas de rádio prontos, e no final os estudantes criarão, em grupo, um programa radiofônico a ser mostrado aos outros grupos, socializando dessa forma o conhecimento construído. Porque, assim, teremos a oportunidade de a partir de programas radiofônicos elaborados por profissionais dessa mídia, usando a criatividade e algumas técnicas, criarmos o nosso próprio programa, na perspectiva de estarmos fazendo uso social da linguagem, em uma comunicação de massa.

Estaremos trabalhando com a linguagem radiofônica em seu aspecto técnico: entonação, dicção, clareza da voz, etc, e seu aspecto de síntese no que diz respeito à forma de linguagem, própria para essa mídia. E esse  método poderá servir para desrotinizar a aula, chamando a todos os estudantes à participação de maneira deleitosa.

 

PLANO DE AULA

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 5º ano do Ensino Fundamental

Eixos: 1. Produção escrita. 2. Desenvolvimento da oralidade.

Conteúdos: 1. Formatação de um texto jornalístico impresso e radiofônico; 3. Estrutura e suporte em que circula o texto jornalístico e sua finalidade comunicativa; 4. Expressão e produção escrita (edição e revisão); 5. Formas de expressão oral.

Capacidades/Habilidades: Consolidando: 1. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; 2. Dominar as convenções gráficas; 3. Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula; 4. Produzir textos de diversos gêneros (no caso trabalharemos o jornalístico); 5.  Planejar a fala.

Desenvolvimento:

1.      Solicitaremos que os estudantes tragam de casa, gravadas ou transcritas, notícias veiculadas no rádio do dia anterior.

2.      Os estudantes, em grupos, procurarão em jornais do dia as mesmas notícias veiculadas no rádio, para comparação.

3.      Cada grupo de estudantes escolherá uma notícia no jornal para sintetizá-la de acordo com a linguagem radiofônica, podendo inclusive usar recursos de som, se for o caso, para enriquecer o formato da notícia.

4.      Cada grupo apresentará ao restante da turma o trabalho final.

Avaliação:

Faremos uma avaliação de todo o processo e do produto final, coletivamente.

 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação