EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA
DO CARMO
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
Josué Geraldo Botura do Carmo[1]
Fevereiro/20
Tema: Análise comparativa entre material veiculado na mídia impressa online.
Objetivo geral: Confrontar os materiais veiculados na mídia impressa online analisados, visando o teor ideológico das matérias, quanto ao discurso: dominante, de oposição ou aberto a negociação.
Disciplina: Sociologia
Objetivos específicos:
Sociologia:
- Identificar a função social do produtor da matéria;
- Identificar o objetivo do material produzido;
- Identificar o argumento central da matéria;
- Identificar a realidade política do país no momento em que a mídia foi produzida;
- Identificar o tipo de usuário a ser atingido pela matéria publicada;
- Analisar a ligação dos recursos verbais com os não verbais que aparecem no texto;
- Analisar o grau de interatividade da mídia.
Língua Portuguesa:
- Ler, interpretar e distinguir o gênero literário.
- Produzir um artigo de opinião.
História:
- Localizar o fato em sua época.
Geografia:
- Localizar o fato em seu espaço.
Público envolvido: estudantes do ensino médio.
Mídia utilizada: Impressa (Jornais online).
Desenvolvimento: Escolheremos uma mesma matéria veiculada em três jornais online de grande circulação do eixo Minas – Rio – São Paulo, e faremos uma leitura, em grupos, dessas matérias, fazendo as identificações, análises e localizações previstas nos objetivos do projeto. Cada grupo socializará os resultados da pesquisa com os demais grupos. Como trabalho final cada estudante produzirá um artigo de opinião sobre o tema estudado, e depois de revisado, publicará em seu blog.
Cronograma:
1º dia |
Escolha dos jornais e das matérias a serem estudadas. Leitura do material selecionado. |
2º dia |
Análise e confronto do material estudado, pelos grupos. |
3º dia |
Socialização dos resultados. Avaliação |
4º dia |
Elaboração de um artigo de opinião. |
5° dia |
Revisão e reelaboração do artigo, caso seja necessário, e publicação do mesmo. |
Material necessário: Computador conectado à internet.
Avaliação: Cada grupo avaliará a participação de cada um de seus membros; cada grupo fará uma avaliação dos demais grupos, assim como uma auto-avaliação de seu grupo; o professor avaliará cada artigo, juntamente com o autor do mesmo.
PARTE 2
EXECUÇÃO DO PROJETO
No primeiro dia, em sala de aula, fizemos a leitura de nosso projeto e esclarecemos dúvidas. Os estudantes reuniram-se em grupos de quatro elementos por computador, na sala de informática. Escolhemos três jornais online de grande circulação para nossa pesquisa: O jornal Estado de Minas, o jornal Folha de São Paulo, e o Jornal do Brasil (que atualmente só tem sua versão online, desde o mês de agosto do ano passado, quando aboliu a sua versão impressa). Escolhemos um mesmo assunto sobre política atual, veiculado pelos três jornais. No jornal Estado de Minas, com o título: Governo anuncia corte de R$50 bilhões no orçamento, no jornal Folha de São Paulo, com o título: Governo oficializa corte de 50 bi no orçamento 2011, e no Jornal do Brasil: Governo anuncia corte de 50 bilhões no orçamento. Fizemos uma leitura silenciosa do material selecionado e deixamos a discussão livre dentro de cada grupo.
Nos segundo dia cada estudante recebeu os textos impressos juntamente com três formulários a serem preenchidos e reuniram-se para completar os formulários. Alguns estudantes trouxeram algumas notícias sobre o mesmo assunto que ouviram no rádio, viram na televisão, em jornais impressos e na internet.
Texto 1
Governo anuncia corte de R$ 50 bilhões no Orçamento
Publicação: 09/02/2011 17:06 Atualização: 09/02/2011 17:22
O ministro da Fazenda, Guido
Mantega, anunciou, na tarde desta quarta-feira, um corte
de R$ 50 bilhões nas despesas previstas no Orçamento
Geral da União de 2011, o primeiro do governo Dilma
Rousseff. No ano passado, o bloqueio foi de R$ 21,8
bilhões, o maior em oito anos de governo Lula.
O corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União (OGU)
deste ano, não afeta os R$ 170,8 bilhões aprovados para
investimentos, dos quais R$ 40,15 bilhões para o
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos
para o PAC podem, ainda, ser acrescidos de R$ 3,35
bilhões por emendas adicionais, conforme acordo com os
parlamentares.
A ministra do Planejamento, Mírian Belchior, ressaltou
que ''todos os investimentos e programas sociais serão
mantidos''. Assim, o governo espera alcançar crescimento
de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.
Um pouco antes, o ministro Mantega explicou que ''não é
um ajuste para derrubar a economia, mas para ajustá-la
um pouco e permitir que continuemos a trajetória de
queda do déficit nominal e de redução da dívida
líquida''.
Concursos e viagens
Miriam Belchior avisou que estão suspensas todas as
nomeações para o serviço público federal de aprovados em
concurso. Informou ainda que o governo não deve permitir
novos concursos públicos este ano.
Ao explicar a suspensão de contratações, Miriam belquior
disse que as exceções serão analisadas com rigor.
''Serão analisados caso a caso. Novas contratações serão
olhadas com lupa'', disse. O mesmo critério vale para
proibição de novos concursos. ''Se não vou nomear quem
já está aprovado, não vai haver concursos novos'',
emendou a ministra.
A ministra afirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff
publicará um decreto na próxima semana reduzindo em 50%
as despesas com diárias e passagens de servidores e
autoridades federais em 2011.
Segundo Miriam, dentro do esforço para reduzir em R$ 50
bilhões as despesas este ano, o governo também proibirá
a aquisição, reforma ou aluguel de novos imóveis e a
compra de novos veículos para uso administrativo. "É
claro que ninguém vai proibir a compra de ambulâncias,
mas não haverá aquisição para uso administrativo", disse
a ministra.
Texto 2
09/02/2011 - 16h30
Governo oficializa corte de R$ 50 bi no Orçamento de 2011
MÁRIO
SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA
O governo federal anunciou nesta quarta-feira um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011.
O anúncio foi feito pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento).
Lula Marques/Folhapress |
FOTO |
Anúncio do corte no Orçamento foi feito pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) |
O Orçamento total que representa a receita primária é de R$ 990,5 bilhões, e a quantia passível de corte gira em torno de R$ 220 bilhões. O contingenciamento faz parte do ajuste fiscal do governo para o ano, reduzindo os gastos públicos. O ajuste foi calculado levando-se em consideração o salário mínimo de R$ 545. O valor do corte foi definido na noite desta terça, em reunião no Palácio do Planalto entre a presidente Dilma Rousseff e a equipe econômica.
Os ministros apontaram que a consolidação fiscal neste ano passa pela reversão dos estímulos econômicos de 2009/2010, redução dos gastos de custeio, aumento da eficiência dos gastos, preservação dos programas sociais, garantia da expansão dos investimentos e trabalho de facilitação da redução dos juros.
"Essa consolidação fiscal não é como aquele velho ajuste fiscal, que levava à retração da economia e dos investimentos, mas serve para buscar seguir o crescimento sustentável", afirmou Mantega.
O ministro disse que o governo buscará um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5%, focado em investimentos e sem cortes nas áreas sociais. Ele apontou a necessidade de uma solidez fiscal, que permita no futuro a queda das taxas de juros e a redução da dívida líquida e do deficit nominal. Mantega ainda afirmou que todos os ministérios serão atingidos pelo corte, o que implicará numa adaptação. "Inclusive algumas reclamações, que serão feitas à ministra Miriam", afirmou.
Na edição de 14 de janeiro, a Folha antecipou que o Ministério da Fazenda havia sugerido a Dilma bloqueio próximo a R$ 50 bilhões. Responsável por anunciar exatamente esse corte na tarde desta quarta-feira, Mantega havia negado na ocasião haver definição sobre o valor.
Texto 3
Hoje às 16h47 - Atualizada hoje às 17h03
Governo anuncia corte de R$ 50 bilhões no Orçamento
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, há pouco, um corte de R$ 50 bilhões nas despesas previstas no Orçamento Geral da União de 2011, o primeiro do governo Dilma Rousseff. No ano passado, o bloqueio foi de R$ 21,8 bilhões, o maior em oito anos de governo Lula.
O corte anunciado não irá afetar os R$ 170,8 bilhões aprovados para investimentos, dos quais R$ 40, 15 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos para o PAC podem, ainda, ser acrescidos de R$ 3,35 bilhões por emendas adicionais, conforme acordo com os parlamentares.
A ministra do Planejamento, Mírian Belchior, em entrevista coletiva ao lado de Mantega, ressaltou que “todos os investimentos e programas sociais serão mantidos”. Assim, o governo espera alcançar crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.
Um pouco antes, o ministro Mantega explicou que “não é um ajuste para derrubar a economia, mas para ajustá-la um pouco e permitir que continuemos a trajetória de queda do déficit nominal e de redução da dívida líquida”.
DADOS QUE NOS AJUDARÃO A ANALISAR E CONFRONTAR MATERIAIS MIDIÁTICOS
Mídia impressa – jornal online
Nome do jornal |
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Título da matéria |
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Autor da Matéria |
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Função social do autor |
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Objetivo do material produzido |
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Argumento central do produto |
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País em que o material foi produzido |
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Ano de publicação |
|
Língua em que foi escrito o artigo |
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Tipo de usuário a ser atingido |
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Realidade política do pais no momento em que o material foi produzido |
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Recursos verbais e não verbais utilizados |
|
Tipo de material |
|
Caráter do material |
|
Gênero literário |
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Grau de interatividade da mídia utilizada:______________________________
Há discurso tendencioso?___________________________________________
Há incitamento ao ódio?____________________________________________
Qual a leitura que se pode fazer da foto publicada na matéria da Folha de São Paulo?________________________________________________________
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Porquê a o jornal A Folha de São Paulo, em seu título diz: “Governo oficializa...”? _________________________________________________________________
No terceiro dia fizemos a socialização das análises e confrontos feitos pelos grupos e procedemos as avaliações.
A partir do quarto dia iniciamos a elaboração dos artigos de opinião e a revisão dos textos individualmente, reelaboração dos mesmos, e cada estudante em seu tempo e ritmo, ia digitando e editando o seu texto.
RESULTADO DO PROJETO
DADOS QUE NOS AJUDARÃO A ANALISAR E CONFRONTAR
MATERIAIS MIDIÁTICOS
Mídia impressa – jornal online
1
Nome do jornal |
Estado de Minas |
Título da matéria |
Governo anuncia corte de R$ 50 bilhões no orçamento |
Autor da Matéria |
Agência Brasil / Agência Estado |
Função social do autor |
Empresas de comunicação |
Objetivo do material produzido |
Informar ação do governo |
Argumento central do produto |
Cortes de gastos públicos |
País em que o material foi produzido |
Brasil |
Ano de publicação |
09/02/2011 |
Língua em que foi escrito o artigo |
Portuguesa |
Tipo de usuário a ser atingido |
Jovens e adultos trabalhadores |
Realidade política do pais no momento em que o material foi produzido |
Democracia |
Recursos verbais e não verbais utilizados |
Texto |
Tipo de material |
Informativo |
Caráter do material |
Político-econômico |
Gênero literário |
Reportagem |
2
Nome do jornal |
Folha de São Paulo |
Título da matéria |
Governo oficializa corte de 50 bi no orçamento |
Autor da Matéria |
Mário Sérgio Lima |
Função social do autor |
Jornalista |
Objetivo do material produzido |
Informar ação do governo |
Argumento central do produto |
Corte nos gastos públicos |
País em que o material foi produzido |
Brasil |
Ano de publicação |
09/02/2011 |
Língua em que foi escrito o artigo |
Portuguesa |
Tipo de usuário a ser atingido |
Jovens e adultos trabalhadores |
Realidade política do pais no momento em que o material foi produzido |
Democracia |
Recursos verbais e não verbais utilizados |
Texto e foto |
Tipo de material |
Informativo |
Caráter do material |
Político-econômico |
Gênero literário |
Reportagem |
3
Nome do jornal |
Jornal do Brasil |
Título da matéria |
Governo anuncia corte de 50 bilhões no orçamento |
Autor da Matéria |
Agência Brasil |
Função social do autor |
Empresa de Comunicação |
Objetivo do material produzido |
Informar ação do governo |
Argumento central do produto |
Corte de gastos públicos |
País em que o material foi produzido |
Brasil |
Ano de publicação |
09/02/2011 |
Língua em que foi escrito o artigo |
Portuguesa |
Tipo de usuário a ser atingido |
Jovens e adultos trabalhadores |
Realidade política do pais no momento em que o material foi produzido |
Democracia |
Recursos verbais e não verbais utilizados |
Texto |
Tipo de material |
Informativo |
Caráter do material |
Político-econômico |
Gênero literário |
Reportagem |
Grau de interatividade da mídia utilizada: Há possibilidade de se comunicar com os jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil registrando sua opinião abaixo da matéria. Somente o jornal Estado de Minas deixa o seguinte recado: “Devido à má utilização da ferramenta de comentários por uma pequena parcela dos nossos leitores, fomos obrigados a retirar temporariamente esta opção. Esperamos retornar em breve, acreditando no bom senso de nossa audiência para o bom e correto uso desta importante ferramenta de debate público”.
Há discurso tendencioso? Não
Há incitamento ao ódio? Não
Qual a leitura que se pode fazer da foto publicada na matéria da Folha de São Paulo? Aqui houve duas interpretações da foto: 1.O tipo de risada de Mantega e de Miriam Belchior parece dizer que não é nada muito sério. 2. Tentam passar que há tranquilidade nessa decisão, que tudo está sob controle e tudo sairá a contento.
Por que a o jornal A Folha de São Paulo, em seu título diz: “Governo oficializa...”? Porque “Na edição de 14 de janeiro, a Folha antecipou que o Ministério da Fazenda havia sugerido a Dilma bloqueio próximo a R$ 50 bilhões. Responsável por anunciar exatamente esse corte na tarde desta quarta-feira, Mantega havia negado na ocasião haver definição sobre o valor”.
Artigo de opinião
Corte no orçamento
João Vitor Peçanha
Os jornais noticiaram, no dia 9 de fevereiro, o corte 50 bilhões nas despesas previstas no Orçamento Geral da União (OGU), anunciado pelo governo. Foi mais que o dobro do bloqueio do governo Lula no ano passado, que foi de 21,8 bilhões.
Segundo o governo esse corte não afetará o programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Mantega é uma ação necessária para o ajuste da economia. A Ministra do Planejamento Miriam Belchior avisou que estão suspensas as nomeações para o serviço público federal dos aprovados em concurso e que o governo não deve permitir novos concursos públicos esse ano. Essa questão de suspensão de concurso em início de mandato é muito comum vermos tanto na esfera federal, como na esfera estadual, quanto na municipal, há que se colocar aqueles que direta ou indiretamente ajudaram na eleição do candidato. Até aí tudo bem (mais ou menos), desde que no segundo ano sejam retomados os concursos e os beneficiados contratados, façam o concurso e passem nos mesmos, se quiserem continuar trabalhando. Na esfera municipal esse fato de suspensão de concurso público fica bem claro para que serve.
Dilma deve ainda, segundo a ministra, reduzir em 50% as despesas com diárias e passagens de servidores e autoridades federais em 2011, e será proibida a aquisição, reforma ou aluguel de novos imóveis e compra de novos veículos para uso administrativo. Tomara que esses cortes todos sejam mesmo para reverter em favor da economia e o bem-estar da população.
Quanto a avaliação cada grupo recebeu do professor até 5 pontos por cada elemento, justificando o porque dos pontos atribuídos: participação, desenvoltura, organização, criatividade; sendo que o grupo fez a divisão desses pontos aos participantes do mesmo de acordo com a sua atuação. Grupos com até 5 elementos, poderiam ter recebido no máximo 25 pontos. Desses 25 pontos, o próprio grupo atribuiu, de comum acordo, os pontos para cada elemento da equipe. Assim todos os elementos poderiam ficar com 5 pontos, ou alguns com 4 e outros com 6, e assim por diante. Cada grupo atribuiu pontos de 1 a 3 aos demais grupos, justificando o porque da atribuição. Os artigos foram avaliados individualmente pelo professor juntamente com o estudante, observando coerência, coesão, ortografia e concordância verbal e nominal. A atribuição em pontos foi de 0 a 5.
Assim, foram confrontadas três matérias de um mesmo assunto de três diferentes jornais online, em que os agentes comunicacionais fizeram uma reportagem, sendo que somente o jornal “Folha de São Paulo”, deixou extravasar implicitamente uma posição crítica através de uma imagem fotográfica e do título da matéria em que usa o termo “oficializa”. Temos assim dois discursos dominantes e um de oposição. Foram identificadas, através do formulário, a função social dos produtores de cada matéria, o objetivo do material produzido, o argumento central da reportagem, situamos a realidade política do país no presente momento, o tipo de usuário a ser atingido pela matéria publicada, foi analisada a ligação dos recursos verbais e não verbais nos textos, e conseguimos identificar o grau de interatividade de cada uma das mídias impressas. Cada um teve sua leitura e interpretação, e foi reconhecido o gênero literário reportagem, nos três jornais. Cada estudante teve a oportunidade de produzir o seu artigo de opinião e publicá-lo. Pudemos debater com a turma o momento histórico pelo qual passa o nosso país, com muitas novidades: uma mulher no poder, o pré-sal, expectativa de melhoria econômica, insegurança no partilhar da riqueza e no fim da corrupção. O projeto suscitou muitos questionamentos, um bom nível de participação dos alunos, ficamos satisfeitos com o resultado final, e foi o início, apenas uma introdução, para uma análise comparativa entre materiais midiáticos, com o objetivo maior de desenvolver a capacidade de uma leitura crítica desse material. Outros trabalhos de igual teor, usando outros formatos de mídias serão feitos para podermos, retomando e trabalhando sistematicamente, consolidar o trabalho de análise de material midiático informativo, tanto impresso como eletrônico, e a mídia interativa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ESTADO de Minas (jornal online). Governo anuncia corte de R$ 50 bilhões no orçamento. <http://www.estaminas.com.br/em.html> Acesso em 9/2/2011.
FOLHA de São Paulo (jornal online). Governo oficializa corte de 50 bi no orçamento 2011. <http://www.folha.uol.com.br/> Acesso em 9/2/2011.
JORNAL do Brasil (jornal online). Governo anuncia corte de 50 bilhões no orçamento. <www.jb.com.br/> Acesso em 9/2/2011.
UNIVERSIDADE Federal de São João del Rei. Mídias impressas em sala de aula.Módulo Mídias Impressas, Unidade 2. Curso de Especialização em Mídias na Educação. 2011.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação