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EDUCOMUNICAÇÃO

 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Fevereiro/2011

Educomunicação é um conjunto de ações com o objetivo de ampliar o coeficiente comunicativo das atividades educativas, no desenvolvimento das habilidades de expressão dos membros das comunidades educativas e de sua competência no manejo das tecnologias da informação e da comunicação visando a humanização das práticas educacionais e do exercício da cidadania, com perspectivas de se construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garantindo a oportunidade de expressão para toda a comunidade, seja na educação formal, aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados, seja na educação não formal, que é aquela que ocorre “no mundo da vida”, através de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas na vida cotidiana, ou seja ainda na educação informal que é aquela na qual aprendemos em nossos processos de socialização na família, no bairro, no clube, na igreja, com os amigos, etc. Para Soares (2011) a educomunicação é um campo de pesquisa, reflexão e intervenção social, cujos objetivos, conteúdos e metodologia são essencialmente diferentes tanto da educação escolar como da comunicação social. Nessa visão podemos afirmar que a educomunicação é o resultado de um projeto transdisciplinar.

Ecossistema comunicativo é a organização do ambiente, a disponibilização dos recursos, juntamente com o conjunto de ações que caracterizam determinado tipo de ação comunicacional. São espaços abertos para toda a comunidade escolar sentar, dialogar e discutir os problemas da escola, da comunidade, do município, do estado e do país, de forma franca, usando recursos tecnológicos, sempre que possível, para potencializar essas relações. Nada mais é que o ambiente propício à democracia participativa e a integração social. É a busca da descentralização de vozes, do diálogo, da interatividade, visando equilíbrio e harmonia dentro da diversidade, para um ambiente saudável comunicacional, através de fluxos comunicativos positivos.

Protagonismo juvenil, o próprio nome está dizendo, é a participação do jovem, como protagonista, na formulação e no desenvolvimento de projetos, sob a orientação direta ou indireta de adultos. Para tanto necessitamos de um ambiente aberto e de confiança para a escuta e o diálogo, para que a participação do jovem ocorra de forma autêntica e democrática. É a atuação do jovem através de uma participação construtiva, em questões de caráter local e global, assegurando os seus direitos e contribuindo para a resolução de problemas da comunidade. Em busca de uma autonomia crítica, de jovens que se preocupam uns com os outros, se envolvem em questões sociais e trabalham juntos para construir uma sociedade mais igualitária e menos opressiva, buscando soluções para a brutalidade policial, a desigualdade de recursos educacionais, as más condições habitacionais e de saúde pública, a corrupção, etc. Os jovens se reúnem, discutem, modificam e acordam sobre determinado assunto. Com o objetivo maior de desenvolver a voz ativa para lutar por justiça social, transformando a sociedade em uma democracia menos opressiva e mais igualitária.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 GOHN, Maria da Glória. Educação não formal na pedagogia social, In: I Congresso internacional de pedagogia social. 1, 2006. <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=abn> Acesso em 7/2/2011.

RABÊLLO, Maria Eleonora D. Lemos. O que é protagonismo juvenil?

<http://www.cedeca.org.br/PDF/protagonismo_juvenil_eleonora_rabello.pdf> Acesso em 8/2/2011.

SARTORI, Ademilde Silveira. SOARES, Maria Salete Prado. Concepção dialógica e as ntic: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos.

<http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf> Acesso em 8/2/2011.

SOARES, Donizete. Educomunicação – o que é isto? Gens – Instituto de Educação e Cultura. <http://portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf> Acesso em 7/2/2011

SOARES, Ismar. Ismar Soares define o conceito de educominucação. Wikiducação.

 <http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/entrevistas/ismar-soares-define-o-conceito-de-educomunicacao> Acesso em 7/2/2011.

UNIVERSIDADE Federal de São João del-Rei. Curso de Mídias na Educação. Glossário. 2011. <http://pos.nead.ufsj.edu.br/Midias/moodle/mod/glossary/view.php?id=98> Acesso em 7/2/2011.


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.