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Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Maio/2011

 

Este é um cartoon recebido por e-mail. Não conseguimos identificar o autor do mesmo.

 

Campo estrito do objeto: homens antigos e velhos, em pé, de ternos marrons escuros, chapéus e sapatos da mesma cor do terno, punhos e colarinhos brancos, gravatas escuras, lendo jornais que os fecham formando um labirinto, em um espaço cinza. Um quadro composto de apenas cores neutras. Esses homens aglomeram-se. A idéia é que são muitos, uma infinidade, não dá para saber quantos.

Campo contextual: Ausência do novo, da espontaneidade, ambiente carregado, os jornais formam quadrados, enquadrando os homens, limitando a visão dos mesmos. Uma leitura possível é uma crítica à indústria cultural. São homens contidos entre o chapéu e o sapato. Todos iguais, massificados, sem expressão, conduzidos pela mídia impressa, autoritária, ultrapassada pela falta de interatividade. Há uma incomunicabilidade. O ambiente estritamente masculino nos remete para um mundo racional, sem sensibilidade. Frio e estático. Nenhuma possibilidade de criatividade.

Reconhecemos e rememoramos nesse episódio o mundo kafkiano, escuro, denso e frio. Remete-nos a uma situação de indiferença diante do mundo, diante da vida.

É interessante frisar que o conhecimento obtido da leitura da imagem se deu início com a leitura do campo estrito do objeto, que nada mais é que a descrição da cena que temos diante de nossos olhos. Logo a seguir, usando nossos conhecimentos prévios, nossa cultura, contextualizamos essas informações objetivas que temos da descrição, e temos uma leitura subjetiva da imagem, que é o campo contextual. E a partir desse momento nossa mente nos remete a outros momentos semelhantes que já vivemos, reconhecemos e rememoramos. E esse símbolo que é a imagem passa a ter um significado, que fala ao nosso íntimo, ao reforçar uma ideia. O treino de uma percepção visual aliada ao nosso capital cultural pode nos ajudar na leitura de uma imagem, mesmo sem muito conhecimento técnico sobre a fotografia ou a pintura.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CARTOONS Classics. Material em slides recebido através de e-mail. Ano 2010.

UNIVERSIDADE Federal de São João del-Rei. Disciplina Imagens na Mídia Impresas. Continuando a análise da fotografia. In: Álbum de família. Unidade 2. Ano 2011.

UNIVERSIDADE Federal de São João del-Rei. Disciplina Imagens na Mídia Impresas. Reconhecimento/Rememoração. In: Álbum de família. Unidade 2. Ano 2011.

 


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NTE – MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.