PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO COM AS MÍDIAS
Josué Geraldo Botura do Carmo[1]
Maio/2011
Escola Municipal “Maria das Graças Teixeira Braga”
Município de Santa Luzia - MG
Projeto elaborado pelo professor Josué Geraldo Botura do Carmo
Projeto com abrangência regional
2. Título do Projeto: Nosso Ambiente
Nesse momento faremos uma reflexão sobre como poderemos fazer a gestão das tecnologias na prática pedagógica, tendo em vista os recursos tecnológicos e midiáticos, e as suas limitações, na Escola Municipal “Maria das Graças Teixeira Braga”. Em termos de mídias o único projeto que existe e persiste há mais de dez anos nessa escola, é o Programa de Informática Aplicada à Educação que trabalha na linha do PROINFO, que utiliza computadores que são utilizados pelos professores e estudantes da escola. Este programa tem um planejamento anual, que envolve professores e estudantes e garante de forma sistematizada o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. As outras mídias existentes são usadas esporadicamente, sem muitos critérios. E duas questões nos afligem: a falta de proximidade da comunidade com a escola e a dificuldade de se encontrar material para estudo da comunidade local tanto na área de história como de geografia.
Procuraremos, portanto, utilizar a informática como ponto central dessa ação pedagógica por ser um aparato tecnológico e midiático, do qual todos têm uma participação direta, dentro desse ambiente escolar. Nossa ação enfocará a produção da informação e a comunicação desta. E dessa forma abriremos um canal de comunicação da escola com a comunidade local, através do site da escola, ao mesmo tempo em que estaremos produzindo material sobre a comunidade local, que é escasso para estudo.
Esse projeto tem a pretensão de atingir toda a comunidade escolar, composta de aproximadamente 4.000 pessoas, pois direta ou indiretamente estarão todos envolvidos, uma vez que é seu ambiente que está sendo divulgado na internet, fazendo com que os usuários se identifiquem com o material veiculado.
Objetivo Geral: Unir a comunidade escolar através de uma ação comunicativa dialógica.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o entorno onde se vive;
· Refletir sobre as potencialidades desse espaço e suas limitações;
· Elaborar um texto com imagens;
· Publicar o material final na internet, no site da escola;
· Montar um banco de dados na internet com informações da comunidade.
· Abrir um canal de comunicação entre os sujeitos da comunidade;
6. Metas – a serem alcançadas no decorrer do ano letivo de 2011
· Buscar material em diversas fontes sobre o bairro onde reside;
· Selecionar o material encontrado;
· Produzir material fotográfico desse espaço;
· Analisar as potencialidades e limitações desse espaço, comparando com os espaços apresentados por outros grupos;
· Divulgar o material elaborado;
· Conseguir iniciar um diálogo com a comunidade através da publicação do material no site da escola;
· Divulgar a comunidade através do material publicado.
De acordo com o Módulo de Gestão Integrada de Mídias na Educação, do curso de especialização a distância de Mídias na Educação na unidade 2, no subtítulo Ambientes de Aprendizagem, ensinar é organizar situações de aprendizagem, é levantar e identificar temas ou problemas a serem investigados, discutindo a sua importância, possibilitando a articulação entre pontos de vista distintos, através de diferentes caminhos, negociando redefinições, incentivando a busca nas diversas fontes de informações, fazendo com que desabroche a construção de conceitos.
A tônica nesse ambiente é a interatividade entre todos os envolvidos no processo: estudantes, professores e mídias. O trabalho com projetos pode favorecer a interdisciplinaridade e o uso integrado das tecnologias e das mídias de forma significativa e adequada.
Esse projeto será desenvolvido com as turmas de 5ºs anos. Os trabalhos serão em grupos que se formarão tendo em vista a região em que residem seus componentes. Cada grupo buscará fazer um levantamento de material informativo sobre o seu bairro: aspectos físicos, tais como, moradias, ruas, praças, rios, vegetação; aspectos econômicos, tais como, agricultura, indústria, comércio, prestação de serviços; aspectos humanos, tais como pessoas que ali vivem, seu modo de vida, seu trabalho, suas diversões. Meios de transportes utilizados na região, igrejas, escolas, etc. Os estudantes trarão esse material para ser analisado pelo grupo, selecionado e classificado. Com base nesse material, o grupo elaborará um texto que será ilustrado com fotos ou outro material que será digitalizado. Depois de revisado, com a ajuda do professor, o material será editado no site da escola. Esperamos que todos contribuam numa atitude construcionista, ou seja, que haja o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensinamento, numa construção coletiva do conhecimento.
Com essa ação estaremos contribuindo para que todos nós da comunidade escolar conheçamos melhor o nosso entorno, tenhamos consciência das potencialidades e das limitações da região em que atuamos, estaremos abrindo um canal de comunicação com a comunidade através do site da escola, nos aproximando dessa comunidade, além de estarmos contribuindo para a arquivação de um material histórico e geográfico local, que poderá servir de estudos a outros, e que poderá ir sendo completado e desenvolvido no decorrer do tempo.
Esperamos com esse projeto conseguirmos uma união da comunidade escolar através do conhecimento da realidade de nosso entorno e um diálogo aberto sobre essa realidade, com perspectivas de buscas de soluções para os problemas levantados.
10. Sistema de Avaliação do Projeto
Avaliaremos o grau de envolvimento de todos os participantes do processo de levantamento de material, questionamentos durante a elaboração do trabalho, e qualidade do produto final, assim como o envolvimento de toda a comunidade com a publicação do material na internet, e a discussão que esse evento possa vir a causar no ambiente virtual ou físico.
11. Sistema de Divulgação do Projeto
Serão distribuídos cartões, de maneira pessoal, e cartazes de maneira coletiva com o endereço do site e o link do Projeto.
12. Cronograma
Primeira semana: Publicação do Projeto na internet, leitura do Projeto com a turma, divisão dos grupos de trabalho de acordo com o bairro e que residem, e levantamento de material.
Segunda semana: Seleção do material levantado e elaboração do texto.
Terceira semana: Digitação e formatação do texto para publicação.
Quarta semana: Revisão e publicação do texto.
Quinta semana: Divulgação do Projeto junto à comunidade.
Obs: outras turmas farão o mesmo trabalho, ou complementando trabalhos já publicados, ou lançando novos trabalhos.
Calendário:
Abril – turmas 501 e 502
Maio – turma 503 e 504
Junho – turma 505 e 506
Agosto – turma 507 e 508
Setembro – turma 509
Estarão envolvidos no Projeto as professoras das referidas turmas, as respectivas supervisoras e o responsável pela sala de informática.
13. Orçamento
Custeio (material para divulgação do projeto)
Material |
Preço Unitário |
Preço Total |
2 centos de Papel Vergê |
R$ 30,00 (o cento) |
R$ 60,00 |
1 cartucho de tinta preta para impressora (HP) |
R$ 80,00 |
R$ 80,00 |
1 cartucho de tinta color para impressora (HP) |
R$ 90,00 |
R$ 90,00 |
Total Geral |
R$ 230,00 |
14. Referências
NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo (entrevista). Educar para mudar. <http://www.educarparamudar.com.br/noticias/noticia.asp?ntt_id=119>
Acesso em 6/3/2011.
UNIVERSIDADE Federal de Minas Gerais. Ambientes de aprendizagem. Curso de Mídias na Educação. Gestão Integrada de Mídias na Educação. Unidade 2, Ano 2011.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NTE – MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.
EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |