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EDUCAÇÃO & LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

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Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

 

Uma escola virtualizada é aquela capaz de fazer uso de recursos tecnológicos ligados à informação e à comunicação, principalmente os dispositivos móveis, fazendo com que todos estejam conectados, em sintonia permanente, propiciando eficiência e conforto frente ao conhecimento, à informação e à comunicação, em uma possibilidade de interatividade com os diversos formatos midiáticos digitais, recebendo e enviando mensagens de autoria ou coautoria em forma de texto, voz, foto, imagem, vídeo, música; ativando a criatividade através do desenvolvimento da capacidade intuitiva, capacidade de perceber possibilidades, e do conhecimento técnico que se constrói a partir da necessidade ao entrar em sintonia com a situação e do auxílio dos presentes ou de recursos virtuais disponíveis, pois o fato mais importante na questão da conexão, da informática, é a capacidade que se desenvolve de aprender a aprender, sabermos aprender o que desejamos, no momento que desejamos.

É um processo de aprendizagem colaborativa, em que se constrói uma inteligência coletiva. Estudantes, professores, e recursos virtuais de pesquisa se confundem nesse processo de ensino-aprendizagem. Com esses recursos o espaço físico escolar será potencializado. A aprendizagem acontece com orientação tanto no presencial, como no virtual, formal ou informalmente, sempre de maneira interdisciplinar. Teremos assim uma sociedade de homens e mulheres autônomos, autodidatas, independentes, comunicativos e colaborativos.  

 

E ainda essa conexão é capaz de alcançar não somente os estudantes, não somente os professores, mas toda a comunidade local, através da publicação de toda a produção escolar na internet, o que fará crescer mais a satisfação da produção. Fazendo da linguagem um veículo extrafronteira, promotor da nossa cultura.

 

A escola em si está longe dessa realidade, muitas vezes nem por falta de recursos tecnológicos, mas por questão pura e simplesmente de mentalidade, contudo eu acredito que essa geração de jovens usuários é capaz de avançar com a escola, sem a escola e apesar da escola.

 


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.

 

ESCOLA VIRTUAL