ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 VOLTAR À PÁGINA INICIAL

 

EDUCAÇÃO &

LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

COLETÂNEA

LEGALIZAÇÃO

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

novembro/2011


Passamos pelas ruas e vemos nos muros da cidade: "Espaço Reservado para Pichar"
Como se o espaço reservado para publicidade
Não fosse tão ou mais agressivo que as pichações
O pessoal da moda diz com a maior naturalidade o que "vai ser permitido" e o que "não vai ser permitido" usar nesse inverno, ou nesse verão, ou nesse oututono, ou nessa primavera
Usam o termo "permitido" mesmo
A última agora foi essa: "Lei estadual reconhece o gênero musical como movimento cultural"
Isso se referindo ao funk
É possível que um movimento de expressão artístico cultural necessite da chancela governamental
Para ser "legalizado"?

 

 

ACABOU A BRINCADEIRA

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

 

Antigamente o termo era morrer. Depois começou a se usar falecer, parecia ser mais correto, nunca entendi o porquê. Entrou em voga dizer desencarnar-se, conheci depois o termo fazer a passagem. Cada um vê a vida de uma forma diferente dentro de cada terminologia: morrer, falecer, desencarnar-se, fazer a passagem... Hoje a vida é vista como um jogo. Esse momento do fim passa a denominar-se agora game over, é quando se esgota todas as vidas, quando se consegue todos os objetivos. Zerou!

 

 

 

LUTAS OU LIMITES LIMITES OU LUTAS

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

outubro/2011

 

Uma vez fiz uma anotação ao assistir a um filme de Ingmar Bergman e quando fui passar a anotação a limpo não compreendi minha letra. Dizia o seguinte: a angústia estabelece "lutas" ou "limites". "A angústia estabelece lutas" ou "A angústia estabelece limites"? Limites ou lutas? Lutas ou limites? A angústia estabelece limites que estabelecem lutas ou estabelece lutas que estabelecem limites?...

 

 

A COMPRA

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

setembro/2011

 

E PEGA DA PRATELEIRA E PÕE NO CARRINHO

 

E TIRA DO CARRINHO E PÕE NO BALCÃO

 

E TIRA DO BALCÃO E PÕE NO CARRINHO

 

E TIRA DO CARRINHO E PÕE NO CARRO

 

E TIRA DO CARRO E CARREGA PARA DENTRO DE CASA

 

E GUARDA

 

 

Um ensaio literário pós-moderno

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

fevereiro/2012

 

Dois meninos e uma menina me cumprimentaram quando entrei no ônibus. São alunos da escola em que leciono. Estavam com a mãe e uma irmãzinha mais nova. Não sabia que eram irmãos. Passei por eles e sentei-me em um dos bancos do fundo do ônibus. Fiquei admirando a linguagem deles em família. Fiquei pensando que quando eu fosse descer do ônibus, ao passar por eles diria: "Que família bonita! Não sabia que eram irmãos. Um bom carnaval para vocês". Era sexta-feira, na próxima semana era carnaval, se bem que para muitos o carnaval começa é na sexta-feira mesmo. Eles desceram antes de mim. O rapaz mais velho, antes de sair do ônibus olhou para mim e disse tchau. Eu respondi: tchau.

 

A RODA DA FORTUNA

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

fevereiro/2012

 

 

Somos todos iguais

com as mesmas necessidades

e os mesmos sentimentos

e as mesmas sensações

estamos no mesmo barco

o mendigo e o rei

vivemos assim sob ameaças

no limiar da morte

no mesmo barco

todos nós comemos e bebemos

defecamos e mijamos

nos masturbamos 

não há entre nós aqueles mais ou aqueles menos evoluídos

estamos no mesmo barco

o papa, a rainha, eu e você

estamos no mesmo barco

 

 

 

CONEXÃO MIDIÁTICA

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

janeiro/2012

 

A TVDigital é a hipermídia na televisão.

 

 

Mundo digital

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

dez/2011

 

Acessar um texto              uma imagem estática             um quadrinho            um vídeo          um

       filme             jogos interativos                interatividade              produzir um texto             uma imagem estática                 um quadrinho               um vídeo               um filme            jogos 

        interativos                  interatividade                   publicar um texto                uma imagem estática           um quadrinho                  um vídeo          um filme              jogos interativos                

     interatividade. Integração             conectividade.              Dados           informação             comunicação.   Construção                        reconstrução da linguagem.    Mundo   

         virtual 

 

 

PARADOXO DA ESCOLA

 

Josué Geraldo Botura  do Carmo

novembro/2011

 

Uma das maiores preocupações da escola é o erro

ela não pode errar e nem admitir o erro

para ela o erro pode ser fatal

e aí ela não inova

e vive errada.

 

 

CONEXÕES

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

novembro/2011

 

Vivemos em um mundo hoje ubíquo, pervasivo e senciente

com ubiquidade, pervasividade e senciência

uma sensação de onipresença e onisciência

num ambiente tecnológico cibernético

num espaço virtual

onde acessamos dados e informações

onde publicamos dados e informações

onde transferimos dados e informações

de qualquer lugar a qualquer hora

com grande parte do mundo

palco de comunicação

de forma ubíquoa, pervasiva e senciente
ubiquoamente, pervasivamente e sencientemente

 

 

 

CONFETE

Josué Geraldo Botura do Carmo

novembro 2011



Vivíamos mal os dois naquela época
estávamos por baixo
nos encontrávamos
e ficávamos jogando confete um no outro
alimentávamos nossos egos
sentíamos bem por alguns momentos