ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”
SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e
PLANEJAMENTO 2012
A sala de informática é um espaço voltado ao tratamento da informação a partir de dados, e do cultivo da comunicação, na perspectiva de se desenvolver a capacidade de compartilhar ideias, hipóteses e teorias, numa atitude dialógica. Partimos do pressuposto de que grande é a importância das mídias: rádio, televisão, vídeo, cinema, internet, celular, jornal, revista, etc. para a construção da cidadania e em prol de uma democracia participativa. Para tanto precisamos contribuir para a construção de usuários críticos e criativos.
A sala de informática estará a serviço de todas as disciplinas do currículo da escola, fortalecendo e complementando as habilidades previstas, tanto no campo da linguagem, como no campo do raciocínio, e no campo da criatividade. Haverá sempre o cuidado em incentivar a autonomia e o espírito de colaboração, durante todas as atividades desenvolvidas nesse ambiente.
Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade para acessar uma informação de seu interesse ou necessidade;
2. Desenvolver a capacidade de letramento em seus múltiplos aspectos midiáticos: escrita, imagem e som;
3. Desenvolver a capacidade de análise crítica da informação;
4. Desenvolver a capacidade de reverter todo conhecimento adquirido na transformação do seu entorno, de maneira prática;
5. Desenvolver a capacidade de produzir uma informação de maneira comunicativa, com fluência;
6. Desenvolver a capacidade de diálogo, utilizando-se dos vários recursos midiáticos;
7. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através de deduções e induções;
8. Desenvolver a criatividade.
Habilidades a serem desenvolvidas:
1. Acessar uma informação usando os diferentes recursos midiáticos, em seus múltiplos formatos;
2. Fazer uma leitura crítica e criativa de todo e qualquer produto veiculado nas mídias, seja de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;
3. Exercitar a capacidade de trazer as mensagens midiáticas para o seu entorno;
4. Produção de informações através de textos, imagens estáticas ou em movimentos, e sons.
5. Exercitar o diálogo através de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;
6. Trabalhar com diferentes tipos de jogos educativos, dentro do seu interesse e ritmo próprio.
Estratégias:
1. Buscar e selecionar material para pesquisa;
2. Sintetizar material selecionado;
3. Elaborar material a partir da pesquisa usando recursos de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;
4. Publicar material elaborado;
5. Criticar trabalhos de outros e receber críticas de seus trabalhos;
6. Leitura de ícones, textos, imagens estáticas e em movimento e sons;
7. Disponibilizar diferentes tipos de jogos educativos para escolha dos estudantes.
Material a ser utilizado:
1. textos;
2. slides;
3. quadrinhos;
4. charges;
5. fotografia;
6. vídeos;
7. filmes;
8. jogos educativos.
Projeto a ser trabalhado concomitantemente:
Daremos continuidade ao projeto iniciado no ano passado Nosso Ambiente, que tem como finalidade fazer uma compilação de material diverso sobre a região do bairro de São Benedito – Santa Luzia – MG e publicá-lo no site da escola.
Santa Luzia, 23 de janeiro de 2012.
Josué Geraldo Botura do Carmo