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EDUCAÇÃO &

LITERATURA

 

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

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ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

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ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e

 PLANEJAMENTO 2012

 

A sala de informática é um espaço voltado ao tratamento da informação a partir de dados, e do cultivo da comunicação, na perspectiva de se desenvolver a capacidade de compartilhar ideias, hipóteses e teorias, numa atitude dialógica. Partimos do pressuposto de que grande é a importância das mídias: rádio, televisão, vídeo, cinema, internet, celular, jornal, revista, etc. para a construção da cidadania e em prol de uma democracia participativa. Para tanto precisamos contribuir para a  construção de usuários críticos e criativos.

            A sala de informática estará a serviço de todas as disciplinas do currículo da escola, fortalecendo e complementando as habilidades previstas, tanto no campo da linguagem, como no campo do raciocínio, e no campo da criatividade. Haverá sempre o cuidado em incentivar a autonomia e o espírito de colaboração, durante todas as atividades desenvolvidas nesse ambiente.

 

            Objetivos:

1.      Desenvolver a capacidade para acessar uma informação de seu interesse ou necessidade;

2.      Desenvolver a capacidade de letramento em seus múltiplos aspectos midiáticos: escrita, imagem e som;

3.      Desenvolver a capacidade de análise crítica da informação;

4.      Desenvolver a capacidade de reverter todo conhecimento adquirido na transformação do seu entorno, de maneira prática;

5.      Desenvolver a capacidade de produzir uma informação de maneira comunicativa, com fluência;

6.      Desenvolver a capacidade de diálogo, utilizando-se dos vários recursos midiáticos;

7.      Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através de deduções e induções;

8.      Desenvolver a criatividade.

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

1.      Acessar uma informação usando os diferentes recursos midiáticos, em seus múltiplos formatos;

2.      Fazer uma leitura crítica e criativa de todo e qualquer produto veiculado nas mídias, seja de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

3.      Exercitar a capacidade de trazer as mensagens midiáticas para o seu entorno;

4.      Produção de informações através de textos, imagens estáticas ou em movimentos, e sons.

5.      Exercitar o diálogo através de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

6.      Trabalhar com diferentes tipos de jogos educativos, dentro do seu interesse e ritmo próprio.

 

Estratégias:

1.      Buscar e selecionar material para pesquisa;

2.      Sintetizar material selecionado;

3.      Elaborar material a partir da pesquisa usando recursos de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

4.      Publicar material elaborado;

5.      Criticar trabalhos de outros e receber críticas de seus trabalhos;

6.      Leitura de ícones, textos, imagens estáticas e em movimento e sons;

7.      Disponibilizar diferentes tipos de jogos educativos para escolha dos estudantes.

 

Material a ser utilizado:

1.      textos;

2.      slides;

3.      quadrinhos;

4.      charges;

5.      fotografia;

6.      vídeos;

7.      filmes;

8.      jogos educativos.

 

Projeto a ser trabalhado concomitantemente:

            Daremos continuidade ao projeto iniciado no ano passado Nosso Ambiente, que tem como finalidade fazer uma compilação de material diverso sobre a região do bairro de São Benedito – Santa Luzia – MG e publicá-lo no site da escola.

 

 

 

Santa Luzia, 23 de janeiro de 2012.

 

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo