ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
“Gestão das Mídias na Educação: para uma
consociabilidade plural, inclusiva e participativa” é uma pesquisa de
caráter qualitativo de feição teórica com o objetivo de ampliar o
conhecimento sobre o objeto utilizando fundamentalmente de recursos
bibliográficos. Buscou-se nesse trabalho refletir sobre como os recursos
midiáticos podem servir para a inclusão e integração social, envolvendo os
campos da comunicação, da informação e da educação. Fundamentou-se
teoricamente em Jürgen Habermas, tendo como pressuposto que os meios de
comunicação podem servir ao favorecimento da democracia participativa,
fazendo o papel de esfera pública, quando possibilita a interatividade.
Procurou-se conceituar e classificar as mídias, e dar suporte para uma
análise crítica desses meios de comunicação social, e a utilização desses
recursos na educação. Refletiu-se sobre a integração e convergência das
mídias e as possibilidades de mudanças significativas no campo
comportamental de seus usuários que passam a ter atitudes autônomas,
participativas e colaborativas, devido a interatividade, característica
peculiar desses meios. Há também uma reflexão sobre o estado atual das
mídias no Brasil e a utilização desse aparato tecnológico dentro da
instituição escolar, assim como a leitura e produção de material midiático
nesse ambiente de aprendizagem, num conceito mais amplo de letramento, com
um currículo mais flexível e uma atitude interdisciplinar. E ainda a
necessidade de uma reestruturação organizacional, temporal e espacial da
escola com a finalidade de uma aproximação da comunidade escolar usando os
recursos tecnológicos de que dispõe, com vistas a transformar o entorno da
unidade educativa através de uma reflexão franca e honesta de suas
potencialidades e limitações, desenvolvendo a capacidade de diálogo e
negociação, num ambiente de indivíduos capazes de acessar uma informação, de
compreender uma informação, de produzir uma informação de maneira
comunicativa, com fluência. Buscando sempre a identidade e facilitando a
constituição do sujeito ao outro.
eBook disponível para baixar em amazon.com.br