VOLTAR À PÁGINA INICIAL

EDUCAÇÃO &

LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

UM AMBIENTE UBÍQUO, PERVASIVO E SENCIENTE ONDE O CONHECIMENTO ACONTECE COM FLUIDEZ

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Novembro/2012

 

 

 

 

 

 

Para favorecer a qualidade da educação o professor tem que ter tempo para produção de seu próprio material, com autonomia, e para isso ele necessita de um ambiente com computadores conectados à internet banda larga em todos os ambientes da escola: sala de aula, biblioteca, sala de informática, sala de jogos, laboratório de ciências, auditório, etc.; com recurso de data show. Tudo em tempo integral. E uma impressora a sua disposição em todos esses ambientes.

 

O professor tem que ter acesso aos recursos midiáticos em tempo real: textos, sons, imagens estáticas e em movimento. O conhecimento acontece no exato momento em que é solicitado. Necessitamos de respostas instantâneas às mais diversas questões formuladas a partir de proposições e reflexões. E o professor necessita de recursos à mão para montar sua aula (e para complementá-la de acordo com a solicitação do momento), produzindo seu material em hipertexto: textos escritos, imagens estáticas e em movimento, vozes e outros sons, com conexões instantâneas através de hyperlinks, de maneira multidisciplinar.

 

O professor tem que ter o seu site, seu blog, seu flog, seu vlog todos com material atualizado, prontos para serem acessados a qualquer momento, de qualquer local.

 

O professor só vai desenvolver habilidades com as novas tecnologias usando-as no dia a dia. E a construção desse conhecimento tem que ser coletiva, juntamente com a comunidade escolar. Essa forma colaborativa de se trabalhar potencializa o trabalho em um ritmo exponencial. Uma pergunta leva a uma resposta que faz surgir novas perguntas. São as respostas que movem o mundo, porque é a partir delas que são formuladas novas perguntas. A velocidade desse movimento vai depender da instantaneidade das respostas.

 

Aquela imagem, aquele filme, aquele vídeo, aquela música, aquele texto, aquela receita, aquele dado, aquela informação, o significado daquela palavra, a tradução daquele texto nas mais variadas línguas,  aquele jogo têm que estar à mão no exato momento em que se precisar. Na era das conexões, precisamos de uma escola conectada as 24 horas do dia. Caso contrário, essa instituição não dará mais conta de acompanhar o mundo. E em poucos anos tornar-se-á obsoleta.



[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo Proinfo - MEC. Especialista em Mídias na Educação.

Ilustração: Sérgio Nunes dos Reis