ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
EDUCAÇÃO & LITERATURA
JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
E.M. “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”
TURMAS 404 E 405
Profº Josué Geraldo Botura do Carmo
PLANOS DE AULA - 2013
Dias 6 – 7 – 8 de fevereiro
(Reposição de aulas)
ATIVIDADES |
DISCIPLINAS |
OBSERVAÇÕES |
Preenchimento de um
formulário com dados pessoais e perfil. |
Matemática e Língua
Portuguesa |
|
Preenchimento de um
formulário descrevendo o percurso que faz de casa até a escola. Reflexão: situação das
vias públicas no seu percurso casa – escola, comércio existente
nesse percurso, iluminação pública e sinais de trânsito. |
Língua Portuguesa,
Geografia, Educação Fiscal |
|
Situações-problema
envolvendo o raciocínio lógico-matemático: adição e subtração. |
Matemática |
|
Esses trabalhos darão
subsídios para um diagnóstico das turmas. |
18 a 22 de fevereiro
ATIVIDADES |
DISCIPLINAS |
OBSERVAÇÕES |
Apresentação da turma à
turma: nome, idade, etc. |
Língua Portuguesa |
|
Confecção de crachás |
||
A saúde do corpo: Aula expositiva com
recursos de slides, e produção de um texto de caráter científico, de
maneira coletiva. Reflexão: Quais os serviços de saúde
existentes no bairro? São suficientes? |
Ciências, Língua
Portuguesa e Educação Fiscal |
|
Classificar figuras dadas a partir de
formas, cores e tamanho. Reflexão: explicar o
critério usado para a classificação. |
Matemática, Ciências e
Língua Portguesa |
|
Leitura do “A casa” de Vinícius de
Moraes musicada por Toquinho, utilizando-se dos conhecimentos
prévios, e pistas e trabalhando a inferência no decorrer da leitura.
Ler o poema e cantar a música. Conhecer os autores. Reflexão: A casa como
moradia, higiene e saúde. Questões sociais, políticas e econômicas.
O que é necessário para a construção de uma casa, o trabalho do
pedreiro. |
Língua Portuguesa,
História, Geografia, Ciências, Arte, Literatura, Educação Fiscal. |
|
História da religião: Aula
expositiva com recursos de slides |
Ensino Religioso,
História, Língua Portuguesa. |
|
Analisar, interpretar e
resolver situações-problema envolvendo adição e subtração. |
Matemática e Língua
Portuguesa |
|
Material necessário: papel
cartão e cordão para crachás / slides Saúde do corpo / figuras
geométricas / material data show “A casa” / poema “A casa” –
imprimir / slides História da Religião / Problemas.
A presente pesquisa acontece com duas turmas
de quarto ano do ensino fundamental (primeiro ano do segundo ciclo),
crianças em uma faixa etária de 8 a 12 anos. Uma média de 50
estudantes, sendo 78% de cor parda, 14% de cor branca, e 8% negra.
Iniciou-se o ano letivo com três trabalhos
que servirão de subsídios para um diagnóstico das turmas e conhecer
os interesses de cada um, e a partir desses desenvolver atividades
que atendam às expectativas dos estudantes durante o ano
letivo. A primeira atividade é o preenchimento de um formulário com
dados pessoais e perfil do estudante, envolvendo as disciplinas de
Matemática e Língua Portuguesa. A segunda atividade é o
preenchimento de um formulário descrevendo o percurso que o
estudante faz de sua casa até a escola, e a reflexão quanto a
situação dessas vias públicas, as casas comerciais aí existentes, a
qualidade da iluminação pública e dos sinais de trânsito nesse
percurso. As disciplinas trabalhadas nessa atividade são Língua
Portuguesa, Geografia; e Educação Fiscal. E o terceiro trabalho,
envolvendo as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, são
situações-problemas envolvendo o raciocínio lógico-matemático.
Essas atividades serão desenvolvidas em casa
em horário extraturno pelos estudantes. Concomitantemente, estarão
sendo desenvolvidas na semana de 18 a 22 de fevereiro as seguintes
atividades: Apresentação da turma à turma e confecção de crachás,
envolvendo a disciplina de Língua Portuguesa. Aula expositiva
versando sobre a saúde do corpo com recursos de slides e produção de
um texto científico coletivo, e fazendo uma reflexão sobre a
qualidade dos serviços de saúde no bairro. Essa atividade envolve as
disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa; e Educação Fiscal.
Outra atividade a ser desenvolvida nesse período é a classificação
de figuras geométricas a partir de formas, cores e tamanho. Nessa
atividade cada grupo explica o critério que usou para fazer a
classificação. Envolvendo Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.
A próxima atividade é de leitura, através de um hipertexto
multimídia apresentado em data show, com o poema “A casa” de
Vinícius de Moraes, musicado por Toquinho e transformado em um filme
curta-metragem, no formato de animação. Nessa leitura dar-se-á
ênfase aos conhecimentos prévios, pistas e se estará trabalhando
inferência no decorrer da leitura. Será feita a leitura do poema
passo a passo, será cantada a música, e será mostrado o filme, além
de estar conhecendo os autores. Será proposta uma reflexão sobre a
casa como moradia, higiene e saúde, além de questões sociais,
políticas e econômicas. Aqui serão trabalhados aspectos da
Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte, Literatura e
Educação Fiscal. Será trabalhada também a História da religião,
através de recursos de slides e elaboração de um texto. Serão
desenvolvidos aspectos relativos a Ensino Religioso, História e
Língua Portuguesa. E finalmente serão propostas situações-problemas,
que ajudarão a desenvolver atividades nas áreas de Matemática e
Língua Portuguesa. |