VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PLANOS DE AULA - Estudo interdisciplinar

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

E.M. “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

TURMAS 404 E 405

Profº Josué Geraldo Botura do Carmo

 

PLANOS DE AULA - 2013

Dias 6 – 7 – 8 de fevereiro (Reposição de aulas)

 

ATIVIDADES

DISCIPLINAS

OBSERVAÇÕES

Preenchimento de um formulário com dados pessoais e perfil.

 

Matemática e Língua Portuguesa

 

Preenchimento de um formulário descrevendo o percurso que faz de casa até a escola.

 

Reflexão: situação das vias públicas no seu percurso casa – escola, comércio existente nesse percurso, iluminação pública e sinais de trânsito.

Língua Portuguesa, Geografia, Educação Fiscal

 

Situações-problema envolvendo o raciocínio lógico-matemático: adição e subtração.

Matemática

 

 

Esses trabalhos darão subsídios para um diagnóstico das turmas.

 

 

18 a 22 de fevereiro

 

ATIVIDADES

DISCIPLINAS

OBSERVAÇÕES

Apresentação da turma à turma: nome, idade, etc.

Língua Portuguesa

 

Confecção de crachás

A saúde do corpo: Aula expositiva com recursos de slides, e produção de um texto de caráter científico, de maneira coletiva.

 

Reflexão: Quais os serviços de saúde existentes no bairro?

São suficientes?

Ciências, Língua Portuguesa e Educação Fiscal

 

Classificar figuras dadas a partir de formas, cores e tamanho.

 

Reflexão: explicar o critério usado para a classificação.

Matemática, Ciências e Língua Portguesa

 

Leitura do “A casa” de Vinícius de Moraes musicada por Toquinho, utilizando-se dos conhecimentos prévios, e pistas e trabalhando a inferência no decorrer da leitura. Ler o poema e cantar a música. Conhecer os autores.

 

Reflexão: A casa como moradia, higiene e saúde. Questões sociais, políticas e econômicas. O que é necessário para a construção de uma casa, o trabalho do pedreiro.

Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte, Literatura, Educação Fiscal.

 

História da religião: Aula expositiva com recursos de slides

Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa.

 

Analisar, interpretar e resolver situações-problema envolvendo adição e subtração.

Matemática e Língua Portuguesa

 

Material necessário: papel cartão e cordão para crachás /  slides Saúde do corpo / figuras geométricas / material data show “A casa” / poema “A casa” – imprimir / slides História da Religião / Problemas.

 

A presente pesquisa acontece com duas turmas de quarto ano do ensino fundamental (primeiro ano do segundo ciclo), crianças em uma faixa etária de 8 a 12 anos. Uma média de 50 estudantes, sendo 78% de cor parda, 14% de cor branca, e 8% negra.

 

Iniciou-se o ano letivo com três trabalhos que servirão de subsídios para um diagnóstico das turmas e conhecer os interesses de cada um, e a partir desses desenvolver atividades que atendam às expectativas dos estudantes  durante o ano letivo. A primeira atividade é o preenchimento de um formulário com dados pessoais e perfil do estudante, envolvendo as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A segunda atividade é o preenchimento de um formulário descrevendo o percurso que o estudante faz de sua casa até a escola, e a reflexão quanto a situação dessas vias públicas, as casas comerciais aí existentes, a qualidade da iluminação pública e dos sinais de trânsito nesse percurso. As disciplinas trabalhadas nessa atividade são Língua Portuguesa, Geografia; e Educação Fiscal. E o terceiro trabalho, envolvendo as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, são situações-problemas envolvendo o raciocínio lógico-matemático.

 

Essas atividades serão desenvolvidas em casa em horário extraturno pelos estudantes. Concomitantemente, estarão sendo desenvolvidas na semana de 18 a 22 de fevereiro as seguintes atividades: Apresentação da turma à turma e confecção de crachás, envolvendo a disciplina de Língua Portuguesa. Aula expositiva versando sobre a saúde do corpo com recursos de slides e produção de um texto científico coletivo, e fazendo uma reflexão sobre a qualidade dos serviços de saúde no bairro. Essa atividade envolve as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa; e Educação Fiscal. Outra atividade a ser desenvolvida nesse período é a classificação de figuras geométricas a partir de formas, cores e tamanho. Nessa atividade cada grupo explica o critério que usou para fazer a classificação. Envolvendo Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. A próxima atividade é de leitura, através de um hipertexto multimídia apresentado em data show, com o poema “A casa” de Vinícius de Moraes, musicado por Toquinho e transformado em um filme curta-metragem, no formato de animação. Nessa leitura dar-se-á ênfase aos conhecimentos prévios, pistas e se estará trabalhando inferência no decorrer da leitura. Será feita a leitura do poema passo a passo, será cantada a música, e será mostrado o filme, além de estar conhecendo os autores. Será proposta uma reflexão sobre a casa como moradia, higiene e saúde, além de questões sociais, políticas e econômicas.  Aqui serão trabalhados aspectos da Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte, Literatura e Educação Fiscal. Será trabalhada também a História da religião, através de recursos de slides e elaboração de um texto. Serão desenvolvidos aspectos relativos a Ensino Religioso, História e Língua Portuguesa. E finalmente serão propostas situações-problemas, que ajudarão a desenvolver atividades nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.