VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e

  

PLANEJAMENTO 2013

 

 

EDUCAÇÃO &

LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

 

Vive-se em um momento de transição e transformação. Desloca-se da cultura modernista do cálculo para a cultura pós-moderna da simulação; e do raciocínio lógico para a intuição, a capacidade de prever possibilidades. Sente-se a necessidade premente de novos métodos, novas técnicas e novos instrumentos de investigação para atender as novas crenças e novos valores.

 

            A sala de informática é um espaço voltado ao tratamento da informação a partir de dados, e do cultivo da comunicação, na perspectiva de se desenvolver a capacidade de compartilhar ideias, hipóteses e teorias, numa atitude dialógica. Parte-se do pressuposto de que grande é a importância das mídias: rádio, televisão, vídeo, cinema, internet, celular, jornal, revista, etc. para a construção da cidadania e em prol de uma democracia participativa. Para tanto é necessário contribuir para a  construção de usuários críticos e criativos, através da reflexão, em um atendimento individual e personalizado.

            A sala de informática está a serviço de todas as disciplinas do currículo da escola, fortalecendo e complementando as habilidades previstas, tanto no campo da linguagem, como no campo do raciocínio, e no campo da criatividade. Trabalha-se a  autonomia e o espírito de colaboração, durante todas as atividades desenvolvidas nesse ambiente.

 

            Objetivos:

1.    Desenvolver a capacidade para acessar uma informação de seu interesse ou necessidade;

2.    Desenvolver a capacidade de letramento em seus múltiplos aspectos midiáticos: escrita, imagem e som;

3.    Desenvolver a capacidade de análise crítica da informação;

4.    Desenvolver a capacidade de reverter todo conhecimento adquirido na transformação do seu entorno, de maneira prática;

5.    Desenvolver a capacidade de produzir uma informação de maneira comunicativa, com fluência;

6.    Desenvolver a capacidade de diálogo, utilizando-se dos vários recursos midiáticos;

7.    Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através de deduções e induções;

8.    Desenvolver a criatividade.

 

Habilidades a serem desenvolvidas:

1.    Acessar uma informação usando os diferentes recursos midiáticos, em seus múltiplos formatos;

2.    Fazer uma leitura crítica e criativa de todo e qualquer produto veiculado nas mídias, seja de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

3.    Exercitar a capacidade de trazer as mensagens midiáticas para o seu entorno;

4.    Produção de informações através de textos, imagens estáticas ou em movimentos, e sons.

5.    Exercitar o diálogo através de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

6.    Trabalhar com diferentes tipos de jogos educativos, dentro do seu interesse e ritmo próprio.

 

Estratégias:

1.    Buscar e selecionar material para pesquisa;

2.    Sintetizar material selecionado;

3.    Elaborar material a partir da pesquisa usando recursos de textos, imagens estáticas ou em movimento, e sons;

4.    Publicar material elaborado;

5.    Criticar trabalhos de outros e receber críticas de seus trabalhos;

6.    Leitura de ícones, textos, imagens estáticas e em movimento e sons;

7.    Disponibilizar diferentes tipos de jogos educativos para escolha dos estudantes.

 

Material a ser utilizado:

1.    textos;

2.    slides;

3.    quadrinhos;

4.    charges;

5.    fotografia;

6.    vídeos;

7.    filmes;

8.    jogos educativos.

 

Projeto a ser trabalhado concomitantemente:

            Dar-se-á continuidade ao projeto iniciado no ano retrasado Nosso Ambiente, que tem como finalidade fazer uma compilação de material diverso sobre a região do bairro de São Benedito – Santa Luzia – MG e publicá-lo no site da escola.

 

 

 

Santa Luzia, 20 de fevereiro de 2013.

 

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo