JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
RELATÓRIO ANUAL - 2013
Este relatório está dividido em 3 partes: na primeira parte será feita uma avaliação das atividades desenvolvidas no laboratório de informática durante o ano letivo, na segunda parte será feito um levantamento das necessidades do laboratório para o ano de 2014, e na terceira parte serão feitas as considerações finais e recomendações.
I - AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA NO ANO LETIVO DE 2013
O objetivo dessa avaliação é o de refletir sobre o trabalho realizado no campo da informática nessa escola, com perspectiva de melhoria constante do mesmo nos anos posteriores, assim como compartilhar essa experiência aqui realizada com outros profissionais dessa área. É o resultado parcial de uma Pesquisa Pedagógica que teve início no ano de 1996 com o curso de Informática Aplicada à Educação pelo Proinfo – MEC – NTE – MG2.
Neste ano procurou-se incentivar simulações através de jogos educativos e o desenvolvimento da intuição através da leitura de tela, hipertextual, uma leitura não linear. Usou-se recursos multimídia para trabalhar informações com possibilidades de leituras inferenciais, por meio do raciocínio analógico. Trabalhou-se em uma perspectiva interdisciplinar com recursos de imagens estáticas e em movimento, sons e textos. Recorreu-se assim a textos escritos, slides, quadrinhos, charges, fotografia, vídeos, filmes, música e jogos educativos de estratégia, lógica matemática, manipulação, simulação, memória, relaxamento.
Os maiores entraves encontrados foram com estudantes ansiosos que têm dificuldade de coordenar de forma rítmica a motricidade com o visual; e a dificuldade de leitura de palavras e icônica. A ausência da conexão com a internet foi outro fator de limitação do trabalho no laboratório. Não foi dada continuidade ao projeto Nosso Ambiente, com a finalidade de fazer uma compilação de material diverso sobre a região do bairro de São Benedito – Santa Luzia – MG. que fazia parte de nosso planejamento do corrente ano. Um ponto negativo foi o fato de se atender turmas inteiras, muitas vezes com trinta estudantes com poucas máquinas e em um ambiente apertado e desconfortável.
Foram atendidos nesse ano letivo, mais de 1.000 (mil) estudantes nesse laboratório de informática, cada turma, desde Educação Infantil até os quintos anos, com uma hora/aula por semana. As horas/aula foram de 50 min, com uma média de 34 semanas no ano, somou-se uma média de 30 horas de curso para cada estudante da escola.
Durante o mês de novembro observou-se com mais afinco a capacidade de atenção e concentração desses estudantes e a habilidade de leitura de tela, uma vez que a tendência da leitura é a de ser hipertextual em telas de computadores, notebooks, tablets e celulares. O mundo atual em que se vive, exige uma fluência na leitura de hipertextos, para resolução rápida de problemas do dia a dia. Essa habilidade poderá vir a facilitar a vida pessoal, profissional, escolar e acadêmica, em todos os ramos de atividades. Observou-se também a capacidade destes estudantes de compartilhar o saber adquirido, uma vez que se acredita que a socialização do conhecimento é fator de desenvolvimento humano, que promove uma melhor qualidade de vida para todos.
II - Necessidades do Laboratório de Informática para o ano de 2014
1. conexão com a internet em alta velocidade, em rede;
2. instalação de chave e tomada para o ar condicionado já instalado;
3. reforma do piso;
4. fixar pedras de ardósia nas mesas dos computadores;
5. abastecimento dos extintores contra incêndio;
6. fitas para impressoras matriciais;
7. cartuchos de tinta para impressoras a jato de tinta;
8. 30 cadeiras;
9. estoque de mouses para garantir aqueles que se danificam durante o ano;
10. restauração do teclado de um notebook ACER;
11. 01 scanner tipo profissional;
12. discos CDs e DVDs
III – CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES
O que se pode considerar é o momento histórico em que se vive. Um mundo com grande disponibilidade de informações, uma ampla possibilidade de comunicação, que a cada dia ganha mais força com o avanço acelerado de recursos de conexão, que favorece a transferência de dados sem exigir grandes conhecimentos técnicos dos usuários. Isso favorece o compartilhamento de informações e de ideias com alto grau de interatividade.
É um momento novo e ímpar na história da humanidade. E para as crianças e os jovens é um fenômeno que acontece de maneira natural. Aos mais velhos cabe observar como essas crianças e jovens lidam com essa realidade e aprender com eles. Esse fenômeno da interatividade poderá favorecer o desenvolvimento da
constituição do sujeito, seres com discurso e atitudes próprias, sem influências de mídias unilaterais.
Necessário se faz investir em uma sala de recursos multimeios, com no mínimo 40 máquinas, todas conectadas à internet de alta velocidade, para que toda a comunidade interna da escola tenha acesso a este espaço, mesmo quando este estiver sendo utilizado para atender a turmas de estudantes.
Santa Luzia, 3 de dezembro de 2013.
________________________________
Josué Geraldo Botura do Carmo