JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO
PLANEJAMENTO 2014
Vive-se em um mundo com grande disponibilidade
de informações e uma ampla possibilidade de comunicação, que a cada dia
ganha mais força com o avanço acelerado dos recursos de conexão que favorecem
a transferência de dados, sem exigir grandes conhecimentos técnicos dos
usuários. Esses recursos vêm a favorecer o compartilhamento de informações
com alto grau de interatividade.
É um momento ímpar na história da humanidade. E
para as crianças e os jovens é um fenômeno que acontece de maneira natural.
Aos mais velhos cabe despir-se de métodos e técnicas enquistados para poder
observar como essas crianças e esses jovens constróem o conhecimento, para
poder auxiliá-los no processo da constituição do sujeito, para que tenham
capacidade de autodidatismo; e discurso e atitudes próprias.
Procurar-se-á incentivar simulações através de
jogos educativos e o desenvolvimento da intuição através da leitura de tela,
hipertextual, uma leitura não linear, de acordo com a tendência de
letramento do presente momento que exige fluência de leitura de tela:
computadores, notebooks, celulares, tablets, etc. Serão usados
recursos multimídia para trabalhar informações com possibilidades de
leituras inferenciais, por meio do raciocínio analógico. Serão usados para
tanto imagens estáticas e em movimento, sons e textos, sempre numa
perspectiva interdisciplinar. Dessa forma serão trabalhados textos escritos,
slides, quadrinhos, charges, fotografia, vídeos, filmes, música, e jogos
educativos de estratégia, lógica matemática, manipulação, simulação,
memória, relaxamento.
Será dada especial atenção ao aspecto
comunicacional e informacional. A informática instrumental será ministrada
concomitantemente com a educativa, e esta dependendo da solicitação de cada
estudante, de acordo com seus interesses e necessidades. Incentivar-se-á o
compartilhamento do saber adquirido entre todos os usuários, uma vez que a
socialização do conhecimento é fator de desenvolvimento humano, que promove
uma melhor qualidade de vida para todos.
Há que se dar atenção especial àqueles com
dificuldades relativas à coordenação motora e visual, e de leitura de
palavras e icônica, assim como àqueles com dificuldades de atenção e
concentração, para que possam utilizar a informática de maneira otimizada.
Serão atendidas turmas de Educação Infantil e
das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, em aulas de
módulo de 50 minutos.
Santa Luzia, 3 de fevereiro de
2014.
Josué Geraldo Botura do Carmo