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EDUCAÇÃO & LITERATURA



JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

 

PLANEJAMENTO 2014

 

Vive-se em um mundo com grande disponibilidade de informações e uma ampla possibilidade de comunicação, que a cada dia ganha mais força com o avanço acelerado dos recursos de conexão que favorecem a transferência de dados, sem exigir grandes conhecimentos técnicos dos usuários. Esses recursos vêm a favorecer o compartilhamento de informações com alto grau de interatividade.

 

É um momento ímpar na história da humanidade. E para as crianças e os jovens é um fenômeno que acontece de maneira natural. Aos mais velhos cabe despir-se de métodos e técnicas enquistados para poder observar como essas crianças e esses jovens constróem o conhecimento, para poder auxiliá-los no processo da constituição do sujeito, para que tenham capacidade de autodidatismo; e discurso e atitudes próprias.

 

Este planejamento terá como fundamento o Relatório Anual de 2013 expedido por esse Laboratório. O objetivo principal é o de incentivar o desenvolvimento de habilidades capazes de facilitar a vida pessoal, profissional, escolar e acadêmica dos estudantes utilizando-se das novas tecnologias informacionais e comunicacionais.

 

Procurar-se-á incentivar simulações através de jogos educativos e o desenvolvimento da intuição através da leitura de tela, hipertextual, uma leitura não linear, de acordo com a tendência de letramento do presente momento que exige fluência de leitura de tela: computadores, notebooks, celulares, tablets, etc.  Serão usados recursos multimídia para trabalhar informações com possibilidades de leituras inferenciais, por meio do raciocínio analógico. Serão usados para tanto imagens estáticas e em movimento, sons e textos, sempre numa perspectiva interdisciplinar. Dessa forma serão trabalhados textos escritos, slides, quadrinhos, charges, fotografia, vídeos, filmes, música, e jogos educativos de estratégia, lógica matemática, manipulação, simulação, memória, relaxamento.

 

Será dada especial atenção ao aspecto comunicacional e informacional. A informática instrumental será ministrada concomitantemente com a educativa, e esta dependendo da solicitação de cada estudante, de acordo com seus interesses e necessidades. Incentivar-se-á o compartilhamento do saber adquirido entre todos os usuários, uma vez que a socialização do conhecimento é fator de desenvolvimento humano, que promove uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Há que se dar atenção especial àqueles com dificuldades relativas à coordenação motora e visual, e de leitura de palavras e icônica, assim como àqueles com dificuldades de atenção e concentração, para que possam utilizar a informática de maneira otimizada.

 

Serão atendidas turmas de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, em aulas de módulo de 50 minutos.

 

Santa Luzia, 3 de fevereiro de 2014.

 

Josué Geraldo Botura do Carmo