ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
E.M. “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA
BRAGA”
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PLANEJAMENTO 2015
“Um ritmo permanentemente crescente de desenvolvimento
necessita de um sistema educacional muito desenvolvido, que não
se reduza à formação profissional e à manipulação ideológica”.
Manuel Castells
Parte-se do princípio de que se vive na era das
conexões, quando as informações e a comunicação acontecem em alta velocidade,
e a certeza de hoje já não é a mesma amanhã. Os conceitos são reformuláveis
a qualquer momento. Por essa razão o importante é que se saiba trabalhar com
a informação: selecionar o material a ser utilizado, sintetizar o que foi
lido, e comunicar o resultado, com fluência. Isso num passado bem próximo
fazia-se a poder de grande esforço, e seu aprendizado acontecia na
universidade. Hoje é uma prática natural que acontece desde a mais tenra
idade, em que se vive em um mundo com uma gama muito grande de informações
em alta velocidade e que se é obrigado a fazer a seleção dessas informações
a todo instante, e esse fato favorece também a capacidade de síntese, devido
a diversidade das informações; e as conexões facilitam a comunicação do
resultado seja em forma de texto, de hipertexto, voz e outros sons, imagens
estáticas ou em movimento. É uma geração de pessoas autônomas,
independentes, com capacidade autodidata; capazes de revolucionar o modo de
produção.
O atendimento a esses usuários há que ser
personalizado, numa perspectiva construcionista[1],
ou seja, possibilitar o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensinamento.
E cada um buscando aquilo que é de seu interesse em ritmo próprio. De forma
a favorecer a constituição do sujeito: seres com discurso e atitudes
originais.
Cabe aos educadores disponibilizar aos usuários:
livros, vídeos, filmes, revistas, jornais, rádio, televisão, software,
internet.
É dentro desse pensamento que se propõe um trabalho
capaz de atender aos anseios desses usuários no laboratório de informática.
Dentro dos recursos existentes disponibilizar-se-á em
computadores, tablets e celulares: jogos eletrônicos, textos informacionais
para pesquisas, textos literários nos mais diversos formatos, imagens
estáticas e em movimento, vídeos e filmes. Numa perspectiva
interdisciplinar, com uma concepção de letramento mais ampla que a
tradicional.
Será criado um ambiente de interatividade onde todos
poderão participar trazendo para o laboratório material de seu interesse e
compartilhando dados e informações.
Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de comunicação
utilizando os mais diversos formatos: voz e outros sons, textos escritos,
imagens estáticas e em movimento.
Objetivos específicos:
·
Desenvolver o raciocínio analógico, dedutivo e indutivo,
com vistas à clareza na comunicação;
·
Desenvolver a capacidade de compartilhar conhecimentos;
·
Desenvolver habilidades de comunicação oral, textual e
imagética, partindo de conhecimentos prévios e elaborando inferências.
Participarão do laboratório usuários pertencentes ao
Ensino Fundamental: da Educação Infantil ao 5º ano, com momentos de
cinquenta minutos, uma vez por semana, perfazendo uma média de trinta horas
anual.
Excursões a serem feitas com os usuários do
laboratório no decorrer do ano
·
Museu da Ciência e Tecnologia – CEFET/MG – Av. Amazonas
5253 – Nova Suíça – Belo Horizonte – MG. (Final do 1º trimestre)
·
Museu das Telecomunicações – Av. Afonso Pena 4001 –
Mangabeiras – Belo Horizonte – MG. (Final do 3º trimestre)
NECESSIDADES PARA O ANO DE 2015
Internet (alta velocidade) em rede;
Ampliação da sala e mais computadores;
01 scanner profissional;
02 fitas para impressora matricial Epson FX-890;
04 cartuchos de tinta preta para impressora Canon
iP1900;
04 cartuchos de tinta colorida para impressora Canon
iP1900;
10 CDs virgens;
10 DVDs virgens.
Santa Luzia, 4 de fevereiro de 2015
Josué Geraldo Botura do Carmo