VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

E.M. “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

PLANEJAMENTO 2015

“Um ritmo permanentemente crescente de desenvolvimento

necessita de um sistema educacional muito desenvolvido, que não

se reduza à formação profissional e à manipulação ideológica”.

Manuel Castells

 

 

Parte-se do princípio de que se vive na era das conexões, quando as informações e a comunicação acontecem em alta velocidade, e a certeza de hoje já não é a mesma amanhã. Os conceitos são reformuláveis a qualquer momento. Por essa razão o importante é que se saiba trabalhar com a informação: selecionar o material a ser utilizado, sintetizar o que foi lido, e comunicar o resultado, com fluência. Isso num passado bem próximo fazia-se a poder de grande esforço, e seu aprendizado acontecia na universidade. Hoje é uma prática natural que acontece desde a mais tenra idade, em que se vive em um mundo com uma gama muito grande de informações em alta velocidade e que se é obrigado a fazer a seleção dessas informações a todo instante, e esse fato favorece também a capacidade de síntese, devido a diversidade das informações; e as conexões facilitam a comunicação do resultado seja em forma de texto, de hipertexto, voz e outros sons, imagens estáticas ou em movimento. É uma geração de pessoas autônomas, independentes, com capacidade autodidata; capazes de revolucionar o modo de produção.

 

O atendimento a esses usuários há que ser personalizado, numa perspectiva construcionista[1], ou seja, possibilitar o máximo de aprendizagem com o mínimo de ensinamento. E cada um buscando aquilo que é de seu interesse em ritmo próprio. De forma a favorecer a constituição do sujeito: seres com discurso e atitudes originais.

 

Cabe aos educadores disponibilizar aos usuários: livros, vídeos, filmes, revistas, jornais, rádio, televisão, software, internet.

 

É dentro desse pensamento que se propõe um trabalho capaz de atender aos anseios desses usuários no laboratório de informática.

 

Dentro dos recursos existentes disponibilizar-se-á em computadores, tablets e celulares: jogos eletrônicos, textos informacionais para pesquisas, textos literários nos mais diversos formatos, imagens estáticas e em movimento, vídeos e filmes. Numa perspectiva interdisciplinar, com uma concepção de letramento mais ampla que a tradicional.

 

Será criado um ambiente de interatividade onde todos poderão participar trazendo para o laboratório material de seu interesse e compartilhando dados e informações.

 

Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de comunicação utilizando os mais diversos formatos: voz e outros sons, textos escritos, imagens estáticas e em movimento.

 

Objetivos específicos:

·         Desenvolver o raciocínio analógico, dedutivo e indutivo, com vistas à clareza na comunicação;

·         Desenvolver a capacidade de compartilhar conhecimentos;

·         Desenvolver habilidades de comunicação oral, textual e imagética, partindo de conhecimentos prévios e elaborando inferências.

 

Participarão do laboratório usuários pertencentes ao Ensino Fundamental: da Educação Infantil ao 5º ano, com momentos de cinquenta minutos, uma vez por semana, perfazendo uma média de trinta horas anual.

 

Excursões a serem feitas com os usuários do laboratório no decorrer do ano

·         Museu da Ciência e Tecnologia – CEFET/MG – Av. Amazonas 5253 – Nova Suíça – Belo Horizonte – MG. (Final do 1º trimestre)

·         Museu das Telecomunicações – Av. Afonso Pena 4001 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG. (Final do 3º trimestre)

 

 

NECESSIDADES PARA O ANO DE 2015

 

Internet (alta velocidade) em rede;

Ampliação da sala e mais computadores;

01 scanner profissional;

02 fitas para impressora matricial Epson FX-890;

04 cartuchos de tinta preta para impressora Canon iP1900;

04 cartuchos de tinta colorida para impressora Canon iP1900;

10 CDs virgens;

10 DVDs virgens.

 

 

Santa Luzia, 4 de fevereiro de 2015

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo



[1]    Conceito de Seymour Papert.