VOLTAR À PÁGINA INICIAL 




CRÔNICAS

ESSAS CRIANÇAS DO SÉCULO XXI...

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

julho/2019

 

 

O professor buscou no site de Planos de aula da Nova Escola, um plano para elaborar um texto instrucional com uma turma do segundo ano do ensino fundamental. Lá encontrou um texto de instrução de como fazer uma peteca.

 

A orientação era: mostrar um vídeo do vlog do Osório, ensinando fazer uma peteca. Que cada aluno fizesse a sua e depois montasse um texto instrucional. Para dar mais sentido à montagem do texto ele deveria dizer que a professora do primeiro ano pediu a orientação para que ela desenvolvesse o trabalho com seus alunos.

 

Assim, com a ajuda dos alunos, escreveu-se o referido texto no quadro: Material necessário e modo de fazer. Tudo nos conformes.

 

Para dar um ar de realidade, o professor perguntou quem poderia copiar o texto em uma folha separada para que ele entregasse para a professora do primeiro ano. De pronto uma das alunas se ofereceu.

 

Mal ela tinha começado a copiar o tal texto, levantou-se, foi até o professor e perguntou:

 

-       Você não tem esse vídeo em pen drive?

 

-       Sim, tenho…-  respondeu o professor.

 

-       E por que, então, não empresta pra ela?

   

 

 

   

       

A SESSÃO

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

Ago/2020

 

A chácara estava em festa naquela noite. Havia de receber um grupo seleto de visitantes. Todos os convidados haviam se preparado durante todo o dia para aquela reunião, em orações e dieta sem carne.

 

Os convivas foram chegando um a um e silenciosamente, atravessaram um bosque que rodeava a casa da chácara e se dirigiram para um salão afastado.

 

No centro do salão uma grande mesa, forrada com toalha branca, com doze cadeiras, aguardava solenemente esses homens e mulheres. Dentre eles havia um único menino, da família dos donos da chácara.

 

Fizeram orações, entoaram hinos, e com as luzes apagadas iniciou-se a concentração.

Após alguns instantes de concentração, a médium principal manifestou-se:

 

- Estou vendo uma luz maravilhosa!

 

- Uhmmmm – retrucou o menino, do outro lado da mesa, conhecedor de todos os movimentos na chácara - É um vagalume.