EDUCAÇÃO & LITERATURA JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO |
UMA FORMA POSSÍVEL DE SE TRABALHAR COM PROJETOS Josué Geraldo Botura do Carmo[1]Janeiro/2002 |
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O trabalho com projetos no ensino vai viabilizar o aprendizado de como fazer uma pesquisa científica, de como estudar com autonomia, preparando o indivíduo para ser autodidata. As informações hoje já estão dadas, o que precisamos saber é como selecioná-las e conectá-las. O trabalhar com projetos poderá formar indivíduos independentes e autônomos, em prol de uma sociedade mais livre, com perspectivas de um novo modo de produção, e novas relações de propriedade. Nesta perspectiva o conteúdo não vem ao caso, o importante é o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, e durante o próprio trabalho incorpora-se conceitos necessários para compreender o tema estudado. É preciso desenvolver no aluno a capacidade de buscar por si só aquilo que deseja saber, utilizando os diversos meios que a sociedade de informação e comunicação oferece: livros, vídeos, filmes, revistas, jornais, rádio, televisão, software, Internet, etc. Para iniciar um trabalho com projeto a primeira coisa a se fazer é eleger um tema: Qual o assunto que se deseja pesquisar? E logo a seguir fazer a delimitação do tema. Por exemplo, desejo pesquisar sobre Artes Plásticas. Mas Artes Plásticas é um tema muito amplo. Então vou fazer uma delimitação deste tema: As Artes Plásticas no Brasil na década de 20. Agora a minha pesquisa está mais direcionada. Posso fazer uma pesquisa de melhor qualidade. É importante ter em mente o porque desta pesquisa. Vem então a justificativa. Você vai dizer porque resolveu fazer esta pesquisa e não outra qualquer. Porque este interesse e a que irá servir. Você já tem o tema, e a justificativa, agora poderá levantar algumas hipóteses sobre este tema para confirmá-las ou não durante o processo de pesquisa. Como você vê as artes plásticas no Brasil na década de 20? Quais as influências e tendências? Quais os artistas plásticos deste período? Agora você já pode estabelecer os objetivos de sua pesquisa, quais as perguntas que você gostaria de ter respondidas sobre as Artes Plásticas no Brasil na década de 20? Você pode fazer quantas perguntas quiser, mas não faça muitas para que você possa trabalhar bem as que você fizer. Exemplo: 1. Quais as influências das artes plásticas no Brasil na década de 20? 2. Quais as tendências das artes plásticas no Brasil neste período? 3. Quais foram os artistas plásticos que mais se destacam nesta época aqui no Brasil? 4. Quais as obras deste período que mais se destacaram? Agora sei o que vou pesquisar. Determinarei onde vou buscar as respostas para as minhas perguntas: livros, revistas, jornais, vídeos, Internet, entrevistas, visitas a museus. E estabelecer um tempo (cronograma) para as diversas etapas da pesquisa: um tempo para fazer levantamento do material, um tempo para selecionar o material, um tempo para organizar os resultados, e uma data para que o trabalho esteja pronto. É só começar a buscar o material, e fazer uma seleção do mesmo. Não se esquecer de anotar a procedência de todo o material usado na pesquisa, para a bibliografia no final do trabalho. Agora é só ir lendo o material, e ir respondendo as questões levantadas nos objetivos, de acordo com as informações obtidas nas diversas fontes pesquisadas. Fazer um resumo dos textos e organizá-los de forma que o texto fique claro, de fácil compreensão e agradável de ser lido. Refaça este texto quantas vezes for necessário. Coloque uma conclusão final e informe as fontes que você pesquisou para escrever o texto. Por fim faça uma introdução contando qual o caminho que você percorreu para realizar essa pesquisa. A introdução deve ser sedutora, convidando o leitor a continuar lendo o seu trabalho. Seu trabalho ficou pronto. Faça agora uma capa constando o nome da instituição, no alto da página, o título do trabalho em destaque no centro da página, justificado à direita, a disciplina e o nome do professor, abaixo do título, e abaixo, justificado à esquerda, o(s) nome(s) do(s) pesquisador(es). Cidade e data (mês e ano), centralizadas no final da página. Caso haja necessidade, faça um sumário e organize o texto colocando a introdução, o desenvolvimento da pesquisa, a conclusão e a referência bibliográfica. Faça uma revisão e está pronto a ser entregue para apreciação do professor.
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC. |