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EDUCAÇÃO & LITERATURA

 

A LINGUAGEM DO HIPERTEXTO

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2002

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

 

 

 

 "Sem forma revolucionária, não há arte revolucionária”.

                                                                                   Maiakóvski 

Segundo a autora o saber se mostra hoje de forma volátil e fluido e o hipertexto poderá contribuir para aumentar as práticas literárias. Para ela o computador no ambiente educacional ainda causa estranhamento  e há muita recusa cega à tecnologia.  

A forma do hipertexto eletrônico gera uma liberdade, pois ele apresenta um campo vasto de possibilidades de leitura e escrita, podemos iniciar e acabar o texto em diferentes pontos a cada leitura, é como se estivéssemos em um labirinto. Isso não quer dizer que não haja possibilidade de se montar um hipertexto impresso, com semelhantes vôos. O hipertexto segundo a autora é a atualização de uma vontade, de uma idéia, de uma aspiração de expandir os limites que cerceiam a produção e o conhecimento humano.

Roland Barthes em uma análise da novela Sarrasine de Honeré de Balzac[2] (1992) afirma que o texto ideal é aquele que apresenta redes que são múltiplas e se entrelaçam, sem que nenhuma possa dominar as outras. Um texto que oferece uma galáxia de significantes, e não uma estrutura de significados: não tem início, é reversível, nele penetramos por diversas entradas, sem que nenhuma possa ser considerada principal.

Assim como a imprensa mudou a tecnologia da escrita que era feita em pergaminhos, o hipertexto eletrônico, a cibercultura traz inovações à teoria do texto e vislumbra com a interatividade, o aparecimento de novos gêneros.

O hipertexto é uma forma revolucionária, uma nova modalidade de criação artística e literária. Nos movimentamos de um site para outro com grande velocidade e sem caminhos pré-estabelecidos. Para Pedro Barbosa[3] (1998) a poesia animada por computador, a literatura generativa e a hiperficção delineiam três grandes linhas, gêneros ou tendências dessa nova criação textual.

“O hipertexto eletrônico desencadeou um outro processo de leitura e escritura ampliando, no mínimo, nosso entendimento dos termos texto, autor e leitor”.

É um texto sem fronteiras nítidas, sem interioridade definível, posto em movimento, envolvido em um fluxo, vetorizado, metamórfico, perdendo sua afinidade com as idéias imutáveis que supostamente dominariam o mundo sensível. O texto torna-se análogo ao universo de processo ao qual se mistura, como diria Pierre Lévy[4] (1993) em  As tecnologias da inteligência.

O texto perde sua identidade singular nessa circunvolução da palavra. Há uma facilidade na divulgação da produção, através de suportes magnéticos como o disquete ou o CD-ROM, e sobretudo através da rede. A autora dirá que o conhecimento agora é mais facilmente socializado e é a qualidade dos textos que vai legitimar a fala do expositor, e não o mercado editorial que lhe outorga direitos de divulgar ou não determinadas produções.

E a estrutura dinâmica do hipertexto eletrônico modifica as posições autor/leitor. Há uma interatividade que o texto impresso não oferece. O leitor passa a escritor e este a leitor, diluindo-se as fronteiras entre quem escreve e quem lê. Cada usuário é um autor, leitor e editor em potencial.

E é importante observar que nenhuma tecnologia veio para usurpar o espaço da outra. Todas convivem pacificamente, tendo cada uma seu público e sendo utilizadas em situações diversas, conforme a necessidade do indivíduo. As tecnologias mais avançadas geralmente absorvem as conquistas das tecnologias anteriores, como exemplo, temos o cinema cujo desenvolvimento estava respaldado na fotografia.

“É necessário questionar qual é o lugar que nosso objeto de estudo ocupa no contexto em que vivemos, qual seu papel histórico e social, quais são as regras de seu funcionamento e suas especificidades, qual a amplitude dessa nova tecnologia no contexto social.”

De acordo com Pierre Lévy[5] (1996) a virtualização está ligada diretamente à desterritorialização, do desprendimento do aqui e agora, que de forma alguma deve ser tido como perda de identidade, mas sim como uma multiplicação do "ser" e "estar".

As discussões on line, os programas de televisão ao vivo, os debates via satélite oportunizam a interação em tempo real. A unidade de tempo é desfragmentada da unidade de lugar.

A virtualização não se limita às comunicações, mas ela afeta os corpos, o funcionamento econômico, os quadros coletivos da sensibilidade ou o exercício da inteligência, segundo Pierre Lévy.

A modernidade lutou por esse momento de dissuasão que se opõe ao embalssamento do conhecimento. Com a hiperinflação informativa o espaço homogêneo cedeu lugar à diferença, ao diverso. A dissuasão do singular deu lugar ao pensar coletivo pululante tão desejado pela modernidade.

Vivemos hoje em nosso meio social um movimento de virtualização que não se opõe ao real, mas sobrevive ao lado deste.

E a autora finaliza seu artigo com estas palavras: “As inovações tecnológicas são resultado das ações sociais; o homem é o centro desse processo de conhecimento. As modernas tecnologias não agem, simples e diretamente sobre esse tempo histórico, o homem não está inerte nesse torvelinho. Pensar o mundo é pensar o homem que está mergulhado nele. Tudo o que ocorre no tempo, que nasce, se desenvolve e morre, pertence ao devir. O mundo revela-se governado por um misturado que exige a posologia correta das virtudes morais e intelectuais, e para tal precisamos nos manter sempre acordados e num estado dinâmico de contínua descoberta”.  

 


 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 Adair de Aguiar Neitzel
Pesquisadora em literatura em meio eletrônico
UFSC /CNPq/SED-SC

adaneitzel@hotmail.com

 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das matérias pedagógicas do 2º grau, Professor facilitador em Informática aplicada à educação pelo PROINFO - MEC

[2] BARTHES, Roland. S/Z — uma análise da novela Sarrasine de Honeré de Balzac. Trad. de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

[3] BARBOSA, Pedro. A renovação do experimentalismo literário na literatura gerada por computador. In Ciberkiosk, nº 2, maio de 1998, http://alf.ci.uc.pt/ciberkiosk.

 

[4] LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência; trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

[5] ______. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.