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EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

A QUESTÃO DA TUTORIA NO ENSINO A DISTÂNCIA 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Setembro/2001

 

 Segundo Carmenísia (1997) a formação e capacitação docente na área do ensino a distância são uma necessidade nos dias de hoje, quando necessário se faz uma leitura crítica da sociedade tecnológica, revendo a prática individual no âmbito institucional como também na perspectiva da educação a distância. É preciso destacar a importância da tutoria nesta modalidade.

A autora afirma que com transição do paradigma histórico representado pelo esgotamento da sociedade industrial e sua substituição pela sociedade do conhecimento não estaria só determinando em graus sem precedentes a inovação técnica e o crescimento econômico, mas sobretudo, estaria constituindo-se na atividade chave da economia e o principal determinante da mudança ocupacional. O conhecimento atualmente é um elemento chave para o progresso individual e social. Para ela há cada vez mais exigências de qualificação profissional, face às constantes transformações nas estruturas produtivas que geram mobilidade nos postos de trabalho, o que impõe a necessidade de adaptar e inovar em relação às demandas educacionais, exigindo ajustes formais e novas respostas que os sistemas tradicionais de ensino não estão com capacidade de dar, em sua totalidade.

A Educação a Distância, “embora tenha origens remotas no ensino por correspondência, tem se desenvolvido a passos gigantescos, praticamente em todo o mundo, a partir dos anos 60. Ela é o produto de um conjunto de desafios que paulatinamente puseram em jogo os modelos de educação em todo o mundo, colocando-se como alternativa apropriada à democratização da educação e para a permanente produção e atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humanas”. (Carmenísia 1997). Uma das características da Educação a Distância é a sua flexibilidade e outra é a facilidade para superar distâncias físicas e sociais.

Para a autora na Educação a Distância os processos são altamente interdependentes, sendo difícil abordar um dos elementos sem que os demais sejam afetados. Assim, nos sistemas de Educação a Distância destacam-se pelo menos quatro elementos básicos ligados entre si: a) os materiais didáticos, b) os sistemas de comunicação, c) a ação tutorial e, d) os procedimentos administrativos.

Com a evolução das tecnologias, as novas formas de comunicação e o desenvolvimento de sistemas e programas de educação a distância “as distâncias se reduziram”, necessário se faz, portanto, recorrer a novas áreas e inovar em relação às formas organizativas, ressaltando especialmente a ação tutorial e sua organização, um dos problemas mais freqüentes nos sistemas de Educação a distância, que promova o desenvolvimento da auto-aprendizagem do aluno. O conjunto dos estudantes de um sistema de ensino a distância, é um conjunto disperso geograficamente, com ritmos de estudos distribuídos em tempos distintos. A ação tutorial poderá ajudar a diminuir as taxas de abandono, que não são pequenas nesta modalidade de ensino. “O tutor/a é o vínculo entre os demais elementos que constituem o sistema, com papel e funções distintas do professor/a convencional. A prática tutorial é revestida de um conteúdo didático que se evidencia através da informação, motivação, assessoramento e orientação aos estudantes. Para a autora não há um modelo padrão de tutoria a ser adotado. Cada sistema organizará o seu de acordo com suas necessidades específicas.

A ação tutorial pode ocorrer de dois modos: a distância ou presencial. No primeiro o atendimento ao aluno se dá por via correio postal, fax, telefone ou correio eletrônico. Para isso é necessário haver um professor-tutor de plantão em dias e horários pré-estabelecidos, para atendimento ao aluno, dando-lhe liberdade de contatar quando se fizesse necessário. No segundo caso o atendimento se faz através de encontros, com o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar os alunos/as e professores/as. É neste momento que  haverá a possibilidade de compartilhamento e esclarecimento de dúvidas. O papel dos tutores/as seria cuidar dos aspectos cognoscitivos e ajudar os alunos a conquistar autonomia na construção de novos conhecimentos, que atendam suas necessidades num mundo em permanente transformação. E a tutoria pode ser provocada tanto pelo professor/a-tutor/a, como pelo aluno/a, contatos estes que devem ser mantidos para evitar o risco de desânimo e abandono. Não se pode deixar de lado as questões afetivas e motivacionais. Estes encontros devem ser programados com antecedência, serem flexíveis e de acordo com as características de cada grupo.

A tutoria telemática ou interativa ocorrerá através de redes que permitirá a interação dos alunos/as – tutores/as, enviando e contestando mensagens, utilizando o correio eletrônico, teleconferências e videoconferências.

 

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

Carmenísia Jacobina Aires Gomes

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Campus Universitário Darcy Ribeiro - DF

jacob@guarany.unb.br

  


 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau. Professor facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC.