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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Janeiro/2002 |
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Podemos definir Educação a distância como sendo um processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Pode-se utilizar para tal o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, a Internet. Temos hoje a educação presencial (cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre em um local físico denominado de sala de aula), educação semipresencial (esta acontece em parte na sala de aula e a outra parte a distância, usando recursos tecnológicos), e a educação a distância (que pode ter ou não momentos presenciais). Esta modalidade acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular: fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente na graduação e na pós-graduação. No Brasil a maior parte das instituições que oferece educação a distância, promove também a educação presencial. O cerne de toda e qualquer educação deve ser a interação e a interlocução entre todos os envolvidos no processo. Com as tecnologias interativas isso está sendo possível na educação a distância. Com o avanço das tecnologias de comunicação virtual o conceito de presencialidade se altera. E muda também o conceito de curso, de aula, que passa a existir em um tempo e em um espaço cada vez mais flexíveis. Poderemos estar todos presentes em muitos espaços diferentes. A aula passa a ser entendida como pesquisa e intercâmbio. O papel do professor assim é redimensionado, ele se torna um animador e incentivador dos alunos na aventura do conhecimento. Com isso deverá haver uma reorganização do espaço físico das escolas: edifícios menores, menos salas de aula, mais salas ambiente, salas de pesquisa, de encontro, interconectadas. A casa e o escritório passam a ser também locais de aprendizagem. Teremos aulas à distância com possibilidade de interação on line (ao vivo) e aulas presenciais com interação à distância. Esse processo de mudança na educação a distância não é uniforme e nem fácil, devido a grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. É difícil mudar padrões adquiridos sejam gerenciais ou atitudinais das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. É de maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
O que é educação a
distância [1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau. Professor Facilitador pelo PROINFO – MEC. |