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PORTAIS EDUCACIONAIS: ESTRUTURA E OBJETIVOS Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Fevereiro/2003 |
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"Como fazer do saber um enigma e criar o saber com o enigma, gerando no aluno o desejo de aprender?".
Meirieu Luciene Ferreira Iahn(2002)[2] vai dizer que é crescente a utilização da Internet pelas instituições de ensino. E esta, segundo a autora, vai afetar todos os segmentos de mercado, viabilizando negócios, eliminando distâncias e permitindo comunicações a qualquer tempo. Essa ferramenta está se tornando cada vez mais freqüente no mundo dos negócios e no mundo científico. Cada área a usa de acordo com suas necessidades. E as escolas introduzem paulatinamente as novas tecnologias que vão permitir que seus serviços sejam estendidos a toda a comunidade, rompendo as barreiras espaço temporal, desterritorializando o ambiente escola, e fazendo deste espaço um espaço mais próximo e disponível, num mundo de transformação. A informática educativa é uma inovação tecnológica marcante para a era do conhecimento, com dinamismo e interatividade.
Os
portais educacionais são aqueles especializados na área da Educação, são
ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo
ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender as necessidades de seus
visitantes: resolvendo dúvidas, propondo idéias e atividades inovadoras.
Estes portais devem primar pela qualidade de seus conteúdos e estarem em
constante atualização.
Um portal voltado
para a Educação tem de se preocupar com o resultado de seu trabalho.
Nenhum esforço será válido se não for para promover o aprendizado de seus
jovens internautas. Seu comprometimento é com o difundir e estimular o
conhecimento. Para a autora a Internet aproxima os jovens e contribui para o seu desenvolvimento intelectual, além de despertar nestes o interesse por cinema, leitura e outras atividades culturais. A autora vai dizer que:... "os portais educacionais aconteceram de forma natural e vieram comprovar aos pais que com uma ferramenta adequada, o ambiente escola está disponível na rede com todos os seus serviços e que os alunos estão no portal pesquisando, estudando, conversando e até se divertindo de forma construtiva e orientada. Vieram oferecer a possibilidade do acompanhamento das notas, deveres de casa e trabalhos dos seus filhos.” (Iahn) Esses portais vão possibilitar aos alunos uma nova forma de aprender dando suporte ao conhecimento adquirido, proporcionando uma vivência em um novo cenário educacional. O jovem aprende rapidamente a navegar, sabe trabalhar em grupo e tem certa facilidade em produzir materiais audiovisuais. E para os professores esses portais oferecem um espaço para troca de experiências, acompanhamento extra-salas de aula de seus alunos, cursos e novidades na área da educação. Essa ferramenta auxilia educando e educadores a redescobrirem e reconstruírem o conhecimento, possibilitando o desenvolvimento das estruturas lógicas, do raciocínio crítico e da capacidade de decisão, cultivando uma cultura de trabalho e pesquisa colaborativa e desenvolvendo habilidades de pensar de forma criativa, objetiva e analítica. O trabalho cooperativo tem sido um dos caminhos mais eficazes para a aprendizagem por estimular o auxílio mútuo na busca de um objetivo comum.
Esses portais
possibilitam que as escolas criem, produzam e hospedem suas home page,
oferecendo a participação em projetos educacionais além de poder
disponibilizar boletins, diários de classe, dar assessoria financeira e de
marketing. Enfim, disponibilizam e oferecem vários serviços. Esses portais educacionais vieram atender a uma faixa etária dos 5 aos 18 anos em suas necessidades no campo da informação e do conhecimento. O uso da Internet nas escolas começou com os professores solicitando de seus alunos pesquisas usando essa ferramenta de apoio e ficou evidente o envolvimento dos alunos com esse novo mundo aonde as informações chegam rapidamente e em um volume surpreendente. Passou-se então a observar a necessidade de uma orientação efetiva dos professores na ordenação da pesquisa, no levantamento e seleção de dados a serem usados, saber gerenciar a grande quantidade de informação com qualidade. É preciso termos em mente que a Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do estudo em grupo e da leitura. É necessário que haja um ambiente que auxilie esse processo. Foi assim que para melhor orientar os alunos, inicialmente em pesquisas e estudos, houve a necessidade de se criar uma ferramenta de pesquisa que evoluiu rapidamente para os portais educacionais, agregando diversos serviços que a escola oferecia aos alunos, pais e educadores. Dessa forma os portais educacionais foram construídos para servir de partida para uma pesquisa, organizando o conteúdo e oferecendo seus sistemas de busca próprios, sempre sintonizados com as necessidades de sua clientela: alunos, pais, escolas e professores, promovendo a integração de todos esses segmentos.
A autora afirma que
cada vez mais as entidades educacionais estão implantando sistemas
educacionais e aderindo aos portais educacionais que auxiliam na
modernização do processo ensino-aprendizagem e os professores estão cada
vez mais conscientes dos benefícios advindos desse ferramental, devido a
sua funcionalidade. E não podemos nos esquecer que a utilização das novas
tecnologias poderá nos ajudar na luta contra a exclusão social. Esses portais podem ainda criar comunidades virtuais que promovem o desenvolvimento de trabalhos através de comunidades virtuais, estimulando a participação das diversas escolas conveniadas ao portal, que concorrerem com trabalhos escolares e produções de seus alunos e educadores. Para encerrar citamos aqui alguns exemplos de portais educacionais para que o leitor possa por eles navegar e melhor compreender o que o texto diz:
www.educacional.com.br
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA IAHN, Luciene Ferreira· Uma realidade em evidência. Revista Aprender Vitural, julho/agosto/2002. Acessado em 12.02.2003
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1. e 2. graus e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2. grau. Professor facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC - NTE-MG2
[2]
Mestre em Engenharia da Produção pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista na formação
de professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do
Paraná (UFPR), realiza atividades docentes na graduação (Bacharelado em
Sistemas de Informação) e pós-graduação (Especialização para Professores
em EAD), atua como consultora em Educação a Distância e é produtora de
materiais para Educação a Distância. |