|
SUBSÍDIOS DO MUNDO DO TRABALHO PARA SE REPENSAR A EDUCAÇÃO Josué Geraldo Botura do Carmo[1] Fevereiro/2003 |
||||||||||||||||||
Para Marcelo Fernandes[2] "a única vantagem competitiva é a habilidade de aprender e mudar rapidamente". Há algum tempo atrás quando queríamos divulgar uma informação tínhamos que datilografar o texto básico, revisar, diagramar, providenciar cópias, envelopar, endereçar e distribuir. Hoje, como num passe de mágicas, eu concebo, digito e num simples clicar, envio a mensagem a milhares de pessoas do mundo todo, que as receberão instantaneamente, onde estiverem. Sei quem receberá a mensagem que estou enviando, mas não sei onde será recebida... Onde a pessoa estiver no momento ela poderá receber a minha mensagem. Rompem-se as barreiras do espaço físico. Meus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores recebem minhas informações no momento em que eu as concebo. "Essa redução do tempo necessário para a execução de tarefas, antes muito demoradas, traz um desafio enorme para as empresas. Elas têm, muitas vezes, que mudar de estratégia rapidamente, em resposta a uma alteração no sistema financeiro asiático ou à chegada de novos concorrentes no mercado, por exemplo". (FERNANDES) Há uma mudança de ritmo, de velocidade. E é nesse ritmo e nessa velocidade que o aprendizado tem que acontecer. Necessitamos de pessoas de raciocínio rápido, criativas e versáteis, capazes de conectar informações no momento preciso. Pessoas flexíveis, não especialistas demais, prontas a aprender, comunicativas, capazes de compreender a diversidade cultural, e que compreendam a linguagem da informática e que saibam selecionar as informações e filtrá-las. A aprendizagem na era digital está diretamente ligada à qualidade da "infra-estrutura do conhecimento", que a própria tecnologia vai contribuir para que isso aconteça fornecendo um ambiente com amplo acesso a informações e troca de experiências. "Um dos aspectos do raciocínio humano mais impressionantes é a habilidade de se deslocar de um pensamento para outro. E a forma como a multimídia organiza as informações é baseada nessa estrutura do pensamento humano. Diferentemente de um programa de vídeo/televisão, os programas em multimídia são planejados para serem experimentados através de navegação interativa. A meta fundamental é que a aprendizagem torne-se uma exploração pessoal, ao invés de uma experiência passiva". (FERNANDES) A multimídia vai estimular todos os nossos sentidos desenvolvendo nosso raciocínio dedutivo, indutivo e nossa intuição, através de hipertextos, figuras, fotos, animações bi ou tridimensionais, vídeo digital, realidade virtual, opções de busca e filtragem de informações. E podemos voltar ao mesmo assunto quantas vezes forem necessárias para a construção de conceitos ou reformulação dos mesmos, sempre de forma personalizada. Cada qual nos seus interesses ou necessidades e no seu ritmo. As novas tecnologias poderão contribuir para a democratização do conhecimento, em prol da diminuição da exclusão social.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA FERNANDES, Marcelo. Aprendizagem na era digital e a vantagem competitiva das empresas.Revista @prender virtual. fev.2003 Acessado em 13.02.2003
|